Do baú do paniscumovum: o que a Rede Manchete exibia na semana de 23 a 29 de outubro de 1986. Nas reproduções, páginas do boletim de divulgação da programação. Esta publicação, com jeito e conteúdo de revista, era paginada por J.A.Barros. Na equipe, Aurea Balocco, hoje na Record, Marisa Borges, Marcelo Costa, Marcel Souto Maior, atualmente na Globo, Helio Muzis na produção. Na capa, Bia Seidl, anunciada como nova apresentadora do Programa de Domingo, ao lado de Paulo Figueiredo, sob direção de Mauricio Sherman. Naquela semana, a grande matéria do programa era sobre a violência contra as mulheres. Na pauta, ainda, uma entrevista com o cantor Paulo Ricardo, vocalista do RPM e a Crônica da Semana, por Alexandre Garcia, quadro anunciado como "uma crônica satírica que apresenta o lado bem-humorado das notícias e as contradições dos políticos e as fraquezas das autoridades". A matéria prima de Alexandre Garcia, hoje na Globo, eram as 60 fitas produzidas durante cada semana pela redação da rede em Brasília. A novela em cartaz, Novo Amor, era assinada por Manoel Carlos (atualmente no ar com a novela das 21h, Viver a Vida, na Globo). No elenco, Angela Leal, Esther Góes, Nathalia Timberg, Nuno Leal Maia, Jonas Bloch, Carlos Alberto, Renee de Vielmond e João Paulo Adour. O humorístico era o Aperte o Cinto, com Costinha, Geraldo Alves, Scarlet Moon, Zé Vasconcelos..., Miele comandava o Miele & Cia, programa que também tinha um quadro de humor apresentado por Paulo Cesar Pereio e Cissa Guimarães. Naquela semana era lançado um projeto ambicioso: a série Desafio do Mar, documentário mensal que a Rede Manchete exibiria durante um ano. Lincoln Martins, então diretor da Geográfica, e Hélio Carneiro, um dos editores da revista Manchete, escreveram o texto e planejaram o roteiro. O programa era dirigido por Maurício Capovilla e alertava, "com um show de imagens", para a necessidade de preservação dos recursos e belezas do mar. São alguns recuerdos da Rede Manchete, hoje fora da tomada.
Alexandre Garcia fazia a Crônica da Semana, do Programa de Domingo.
Lincoln Martins, Hélio Carneiro e Mauricio Capovilla: série de documentários que alertava sobre a necessidade de preservação do mar e do litoral brasileiros.
Alexandre Garcia fazia a Crônica da Semana, do Programa de Domingo.
Lincoln Martins, Hélio Carneiro e Mauricio Capovilla: série de documentários que alertava sobre a necessidade de preservação do mar e do litoral brasileiros.
Hoje, os musicais estão praticamente relegados à Tv por assinatura. Esse aí era o Toque de Classe, gravado no Teatro Adolpho Bloch e comandado por César Camargo Mariano. Naquela semana, as atrações eram Beth Carvalho, Baby Consuelo, Celso Blues Boy e Eduardo Dusek. Na linha de musicais, o destaque era a música clássica, outra grande ausência nas programações de hoje. O violoncelista russo Mischa Maisky e o pianista brasileiro Nelson Freire eram os nomes do programa Grandes Solistas Internacionais, apresentado no sábado à noite e gravado no Theatro Municipal.
3 comentários:
Meu coração está aos pulos. Emoção. Ainda bem que pula. hehehehehe
Tb tenho um arquivo. Se vc quisr Gonça, só falar!
Essa minha passagem na Televisão Rede Manchete, diagramando o seu Boletim de Divulgação, foi por demais trágica. Passei um ano de minha vida me lamentando por estar trabalhando nesse setor. Nada funcionava direito. A pequena redação do Boletim ou não entendia o que estava fazendo ou eram mesmo incompetente. Acredito na primeira hipótese.
O pior dia era o do fechamento, porque nunca tinha matéria pronta, tudo tinha ficado para a última hora e muito menos capa tinha sido pensada. Mesmo assim, com toda dificuldade conseguia diagramar e botar o Boletim – não nas bancas de jornais – mas nas salas dos diretores de Tv da Rede Manchete.
Posso dizer que essa passagem na televisão foi a pior experiência profissional por que já passei na minha vida de diagramador.
Oi, Eliane. Sim, o paniscumovum gosta de mergulhar na memória jornalística e você deve ter bom material da sua bela trajetória profissional. Manda.
Postar um comentário