sábado, 11 de julho de 2009

Exposições: Chagall, Kandinsky e o olhar de um fotógrafo da Manchete sobre o Louvre


Duas exposições em cartaz no Rio merecem uma boa olhada: Virada Russa, no Centro Cultural Banco do Brasil e O Louvre e seus visitantes, no Museu Nacional de Belas Artes, com fotos de Alécio de Andrade (1938-2003), fotógrafo que foi da Manchete - tendo atuado como correspondente da revista em Paris por muitos anos, a partir de 1966 - e da célebre Agência Magnum, de Henri Cartier-Bresson.
A primeira, reúne mais de 100 peças pertencentes ao acervo do Museu de São Petersburgo. Há obras de Chagall e Kandinsky, do período da Revolução Russa de 1917.
A segunda mostra em preto e branco, ações e reações dos visitantes do museu parisiense diante das obras de arte. Alécio de Andrade captou tais imagens por mais de 30 anos, desde 1964. As duas exposições estão abertas também aos sábados e domingos (a partir de meio-dia).
Além disso, a visita ao centro da cidade nos fins de semana é um bom programa. Acima, a foto de Alécio de Andrade (de divulgação da exposição) mostra a compreensível reação dos seus dois filhos, Balthazar e Florêncio, diante do quadro A Grande Odalisca, de Jean-Auguste-Dominique Ingres.

2 comentários:

Anônimo disse...

bela foto e mais uma prova de que a Mancnete foi uma grande escola

Isabela disse...

excelente pedida. segui a recomendação e adorei