quinta-feira, 16 de julho de 2009

Negócios da China

Quer um emprego mole? Monte uma agência de risco ou de acompanhamento da economia global, faça previsões, projeções ou seja comentarista. Você só tem que pesquisar alguns números, conversar com o "mercado", tomar uns uísques com uns especuladores, papear com alguns ex-ministros que geralmente fracassaram quando estavam no comando da economia, tirar conclusões ou várias para, se errar no varejo, acertar no atacado. Depois disso, rabisque uma futurologia qualquer e mande divulgar no jornal ou na TV. Ohhhhhh! Ahhhh! Você será paparicado, convidado para participar de debates, entrevistas e palestras para investidores minoritários de grandes corporações, justamente aqueles que geralmente são os primeiros a dançar na fusões ou crises, sejam as fabricadas ou as verdadeiras. Algumas semanas ou meses depois a realidade mostra que suas previsões estavam furadas? Não tem problema, a imprensa já esqueceu, você já estará em outra montando novas projeçoes que também terão prazo de validade precário e credibilidade mutante. Sem problemas. Se alguém reclamar, apele para o chavão: "minhas análises são uma fotografia do momento". Ninguém, nem o "mercado", a palavrinha que é empregada para explicar tudo, vai lhe cobrar nada ou lembrar que você manipulou números e tirou conclusões apressadas ou intencionalmente erradas. Muita gente já usou suas previsões para especular e faturar em cima de investidores crédulos. Já reparou como o "mercado" desaba diante de uma "notícia ruim" divulgada hoje e amanhã, embora persistam os efeitos "terríveis" da mesma "notícia ruim" bolsas e bolsos se recuperam sensacionalmente?
Pois é, estou falando tudo isso porque acabo de ler no jornal que o PIB da China cresceu mais de 7% no último trimestre. Ué? Não falaram que os chineses, "motor do planeta", estavam tirando o cavalo da chuva e andando pra trás? Ah, entendi, foi mal, aquela era a "fotografia de um momento". A fila dos otários já andou.

2 comentários:

Lourival de Caxias disse...

bando de fêdapê, quem prevê, quem divulga e quem especula para enganar os manés, se fosse na china os picaretas iam para o estádio e não era pra ver jogo

A.B.Dias disse...

Especulação é isso, uns poucos ganham, e para isso manipulam mesmo a imprensa, que se encarrega de aumentar ou diminuir o volume das "crises", e a maioria perde. Veja o preço do petróleo no mundo. hoje é determinado pela especulação. O preço da energia elétrica no Brasil também desde que o governo FHC criou uma bolsa de compra e venda futura de energia. Meia dúzia de bacans faturam e o povo sifu.