quinta-feira, 9 de julho de 2009

...e Deus criou o homem

Prometeu, o mais célebre dos Titans, irmão de Epimeteu e filho de Japeto, era venerado na Grécia dos heróis como Aquiles, Ulisses, Ajax e tantos outros cantados por Homero.
Mas, Prometeu era um semideus e modelando no barro criou, à sua imagem, a figura do homem. Faltava lhe dar vida, o que fez com uma centelha de fogo tirada do carro de Sol de Apolo, seu condutor. Zeus, que olhava com inveja, essa obra admirável de Prometeu, ordenou a Vulcano – que por sua vez, com argila amassada com água, criou a imagem da mulher, de uma beleza indescritível chamando-a de Pandora, – que desse essa mulher a Prometeu, como sua esposa, levando como dote a sua caixa. A caixa de Pandora, trazia no seu interior todas as maldades que pudessem afligir a espécie humana.
O homem veio durante os séculos conquistando o possível e o impossível. Travou as maiores guerras. Conquistou o espaço cósmico e pôs o seu pé na Lua. Criou bombas atômicas e conseguiu as maiores conquistas na medicina salvando outros homens com transplantes de seus órgãos vitais. Mas, tudo isso não seria o bastante. Ele sempre quer mais. Agora, quer reinventar o que a Natureza inventou na origem da vida.
Nas bancadas dos laboratórios, no meio de provetas, microscópios, filtros e plaquetas ele cria o "Espermatozóide de Proveta". Diante disso, fica no ar a pergunta que não quer calar:
– Pra quê?
– O homem quer ser Deus?
Mas, Prometeu foi castigado. Zeus, não suportou a ousadia desse semideus, ordenou a Mercúrio que prendesse Prometeu e o acorrentasse no Cáucasso onde um abutre, durante trinta mil anos devoraria as suas entranhas, que se renovariam a cada dia, eternizando as suas dores.

julho, inverno de 2009
deBarros

5 comentários:

Tabeh disse...

o planeta o homem já mudou, com data marcada para chegar ao fim, faltava mexer no universo de células, os transgênicos são estão nesse caminho não sei se isso é bom ou ruim, vai prolongar vidas, curar doenças, mas como você diz, reinventar a natureza deve ter um preço e a fatura vai ser cobrada mais adiante.

A.B.Dias disse...

É, amigo, na antiguidade, Deus ou Zeus corrigiram os desvios da humanidade, destruição, peste e inundações que estão na bíblia e nas tragédias gregas

Gonça disse...

No fundo, tudo é mitologia... o poder dos deuses e as ilusões do homem. Gonça dixit.

Isabela disse...

já houve dilúvio, praga de gafanhoto, agora esse negócio de mexer com a genético vai dar m. Dizem que o vírus da gripe suína escapou de laboratórios.

musa do leme disse...

gostei, debarrros, um bom alerta e bem sacado... só que o Homem, como a história prova, não costuma ouvir alertas