quinta-feira, 16 de julho de 2009

"É nóis, intera aqui gente boa"

Ontem ao sair de casa fui abordado duas vezes antes da esquina. Em ambas, ouvi alguém conjugando o verbo inteirar. Na primeira, um garoto me pediu um trocado para "interar" um pão com manteiga. Dei lá um real. Na segunda, uma senhora me pediu algum para "interar" a passagem, nessa passei. A minha cota para "interar" já estava passada. A governo não "intera" a chamada dívida social mas nós não fazemos outra coisa a não ser "interar" plano de saúde, condomínio, supermercado, farmácia. Os políticos "interam" o salário com gratificações, mordomias e tudo pago e nós "interamos" impostos. Enquanto "interam" comissões e jabás, nós "interamos" taxas bancárias. Eles "interam" o dinheirinho que falta para para o tour na Europa e nós "interamos" o vale-transporte. A turma lá "intera" a grana para terminar o castelo, a mansão no lago ou a casa de praia e nós aqui "interamos" o alugel ou a prestação da casa própria. Se o cartão de crédito estoura, eles pedem ao Agaciel para "interar" e nós "interamos" os juros do empréstimo para "interar" as contas. É nóis! Tá beleza!

8 comentários:

deBarros disse...

Caro Gonça. Vivemos na República do "Não sabia" e sob esse argumento vai-se empurrando as acusações, os ecândalos, os desvios de verbas com a barriga, porque não se sabia do que estava acontecendo. Agora, com a sua percepção passamos para a República do "Interar". Não é só na rua que essa palavra entrou para ficar no vocabulário quotidiano. O governo passou a usar, também, essa palavrinha mágica para aumentar impostos porque precisa "Inteirar" os seus custos palacianos

Eliane Furtado disse...

78 milhões a reforma do Alvorada.
Gonça , qual esquina que vc frequenta? Vou passar lá para ver se sobra algum pra mim.

Maria Alice disse...

eu também vou passar na esquina do intera... derrepente ...

Gonça disse...

Oi Eliane e Alice, a esquina aqui está terrível. Imaginem a Jangadeiros interrompida pelas obras do metrô, os tapumes abrigando a turma de mendigos que foge do choque de ordem do Eduardo Paes, rs. É um tal de intera aqui, hehehe.
Bom, tô por aqui, na esquina da Janga com a Gozório, já saio de casa um um real na fita, rs

Renato Sérgio disse...

Entretanto, entre tanta 'interação', o pior é que quem deveria se 'inteirar' dessa triste situação, nem se toca. Tão nem aí. Enquanto isso, Sarney, travestido de vestal, fazia de conta que envergava o fardão de imortal e citava Sêneca no Jornal Nacional de sexta, 18 de julho. Só não nos inteirou de qual Sêneca lançava mão, se o retórico, que deixou coletâneas de exercícios de oratória como as 'Controvérsias' e as "Suasórias', ou o Sêneca filósofo (filho do outro), preceptor de Nero, cuja filosofia moral era inspirada na doutrina estoica, que nada tem a ver com o nosso Senado, pois fala de firmeza e austeridade. Na Bolsa de Apostas está dando o Sêneca-pai, disparado.

Gonça disse...

Por essa o coitado do Sêneca não esperava: ser citado por Sarney????!!!!

Renato Sérgio disse...

Qual dos dois?

gonça disse...

é, "perigas" ser o pai. e acho que um marimbondo de fogo picou o sarney