segunda-feira, 13 de julho de 2009

...E nasceu Michael Jackson

Michael Jackson era um gênio da música popular? Era! É inegável reconhecer nesse jovem americano a sua genialidade manifestada na música popular e artística norte americana.
Compositor, cantor, dançarino enfim o astro perfeito, porque não bastavam todas essas virtudes simplesmente, ele as praticava com o toque de gênio, com a perfeição do esteta, com a habilidade do artista na sua mais alta interpretação. Não seria exagero se dissermos que Michael Jackson, além de ter sido esse gênio da música "Pop", foi, também, um revolucionário na música americana.
Se ele na sua vida como artista se superou, como um homem simples despojado dessa genialidade não foi tão perfeito como poderia se esperar mas, por sorte sua e dos seus admiradores, para o mundo, o gênio superou o homem.
Mas, Michael Jackson teve um Joseph na sua vida. Na verdade, seu pai. Se, como ele conta, Joe Jackson foi para ele e para os seus irmãos não somente pai mas também um verdadeiro carrasco, que não perdia oportunidade, nos exaustivos ensaios de canto a que eram submetidos, para de cinto nas mãos, espancá-lo e a seus irmãos, exigindo dedicação e qualidade, além de perfeição.
Sob essa forma nasceu o Jackson's Five. E com o Jackson's Five nasceu o o gênio Michael Jackson.
Tudo isso leva a pensar que Joe Jackson, na verdade, estava fazendo o grande investimento de sua vida. Percebendo a vocação dos filhos e muito mais na do menino Michael, tratou de prepará-los para o futuro, pensando muito mais no Michael, no gênero "Pop" da música americana.
Se a intenção de Joe Jackson, realmente, era essa, então ele acertou em cheio. Apostando na vocação do menino Michael, jogou alto. Pode não ter ganho no conceito e no respeito que a sociedade tem do que seja o comportamento de um pai para com os seus filhos mas, ganhou na premonição de que tinha em suas mãos, no seu filho Michael Jackson, um verdadeiro gênio musical dos tempos modernos.
Agora, que julguem Joe Jackson para o bem ou para o mal, mas a verdade é que, por causa dele, o mundo pôde ter um Michael Jackson.
Inverno, julho de 2009
deBarros

5 comentários:

A.B.Dias disse...

e já li por aí que o pai do Michael Jackson já pensa em treinar e formar um grupo com os filhos do cantor...

Gonça disse...

Barros, concordo, o Michael Jackson foi um grande talento, Thriller, entre outras, é sensacional. Billie Jim, Beat it ou a velha I want you back... são muitos os sucessos do cara. Não há dúvida de que tinha a música e a dança nas veias e que a persistência da chibata do pai o impulsionou. Talvez tivesse feito sucesso por caminhos menos duros, não sei. Deve ter valido a pena ou aquela turma teria ficado no gueto como tantos negros ainda hoje no país do Tio Sam, imagine naquela época. Mas o Michael Jackson também teve claramente comprometida sua saúde mental. Não teve infância, com 10 11 anos fazia turnês intermináveis com o Jackson Five, e depois, pateticamente, tentou recuperá-la e torná-la eterna. Não resistiu, o show business cobrou dele uma fatura impagável. Agora, a irmã denuncia um suposto assassinato. Bom, certamente o MJ deixa a sua arte e talento.

Ludmila disse...

parte da infância e minha adolescência nos anos 80 foi marcada por Michael Jackson. Concordo com o debarros

Eliane Furtado disse...

Concordo em parte, em parte. Sobre o talento nada a discutir.
Agora o pai dele querer fazer o Jackson Three...com os filhinhos. My God.

Lourival de Caxias disse...

menos um boiola