quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os nossos Madoffs unidos jamais são vencidos

Bernard Madoff, o banqueiro americano que lesou investidores (em 65 bilhões de dólares) com uma espécie de "pirâmide", já foi julgado, condenado a 150 anos e chegou ontem a uma prisão na Carolina do Norte. Receberá liberdade condicional, se tiver bom comportamento, apenas em 2039. E vai trabalhar na prisão caso tenha boas condições físicas. Alguma semelhança com um certo território sem lei aqui bem abaixo da linha do equador? Madof tinha poderosos representantes no Brasil e alguns empresários e socialites tupiniquins queimaram dinheiro nessa fogueira. Aparentemente, e prudentemente, os jornais não mais falam sobre esse braço local da pirâmide". Volta e meia a Polícia Federal joga uma rede sobre os tubarões graúdos nacionais. Geralmente, dá em nada. Os nossos Madoffs unidos jamais são vencidos. Ganham as liminares de praxe, a mídia esquece o assunto e bola pra frente. Se, por exceção, um ou outro for condenado e finalmente preso, ganhará a confortável "prisão domiciliar". Se ficar em cana, o que não aconteceu em casos desse tipo, terá o benefício de cumprir um sexto da pena (que, no Brasil, duvido que passasse de 8 ou 10 anos) e vai pra rua logo, logo. Consuminos tanto os bons exemplos da "ficção" do país do Obama, Hollywood, jazz, rock etc... que podíamos importar um pouco da "realidade" deles.

3 comentários:

debarros disse...

Fica cada vez mais dificil para mim entender o ódio dos "progressistas" brasileiros, contra os EUA. Ora nào é a primeira vez que esse País condena, a fprtes penas, estelionatários do porte do Madof. Aqui, nesse Brasil "isoneiro", na visão de Ary Barroso jamais condenou um Naji Nahas e outros tais que meteram a mão no bolso do povo. E vão continuar no País do "Nunca vai prender e condenar riquinho e ricão", porque sabem que nada lhes acontecerá. E a esquerda festiva e progressista tambem não vê nada e não faz nada porque está preocupada e ocupada em esculhambar os EUA.
Pode-se entender esse comportamento?
deBarros

Isabela disse...

No Brasil, as leis são feitas por legisladores que têm mais medo de cadeia do que os cidadão comuns. Por isso, criam esses privilégios, prisão domiciliar, progressão de pena, responder a processo sempre em liberdade, um monte dee regalias. Claro, pensam neles e nos seus amigos ricos que, por acidente, sejam flagrados e ameaçados de alguma sentença.

Tabeh disse...

Isabela falou e disse. Desde os tempos do império, a classe alta faz as leis já pensando em aliviar seus crimes e roubalheiras. Rico na cadeia? Só se for em filme ou novela...