segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esporte no Brasil: uma contradição física.

Hoje, estava assistindo a um jogo de futebol, através da televisão, por sinal era o meu time, Flamengo, que jogava contra o Santos, a quem acabou vencendo por 2x1. Fato considerado inédito na história do futebol, porque o Flamengo nunca havia vencido o time do Santos, no seu Estádio, lá em Vila Belmiro.
Logo depois, a televisão passou a transmitir a vitória do time de Vôlei do Brasil contra a Sérvia, por 3 sets a 2, tornando-se campeão da Liga Mundial pela oitava vez, igualando-se à Itália no número de campeonatos. Apareceram, então, na tela, os jovens brasileiros, jogadores de vôlei, recebendo no pódio as medalhas de ouro conquistadas na quadra. Foi então, que percebi a grande diferença existente entre os atletas brasileiros nas modalidades esportivas aqui no Brasil.
O choque visual, nesse caso, foi abissal. Confesso que fiquei chocado ao perceber essa diferença tão gritante. Enquanto no jogo de futebol, que tinha acabado de ver os seus atletas, tanto do Flamengo como os do Santos, que eram jovens, aparentemente, mas de pequena estatura, não chegando a serem mirrados, mas de pouca musculatura a não ser pelos músculos de suas cochas, grossas e deformadas pelos músculos agigantados, muito exigidos pela prática do futebol, que constrastam com os seus tóraxes estreitos e pequenos. Atletas na sua maioria negros e mulatos vindos de uma classe mais pobre, moradores de favelas ou de subúrbios afastados dos grandes centros mais nobres das cidades. Muitos sem escolaridade minima, esses jovens, poucos é verdade, conseguem, através de sua arte, enquanto futebol seja arte, ficar até ricos, com os euros dos clubes europeus que os contratam a peso de muito ouro.
Conquistam a Velha Europa, mas não conquistam na sociedade o pódio dos vencedores. Continuam para ela o favelado de onde vieram ou mesmo o suburbano tímido e franzino, que apenas teve sorte na vida.
Passei a ver, então, os mais novos heróis do vôlei, no pódio dos vencedores, chorando emocionados ao ouvirem o hino nacional do seu país: o Brasil.
Meu Deus!, esses campeões, parecia que eram de outro País e não do Brasil. Todos muito altos, acima de 1.90m, isso o mais baixo. Quase todos, senão todos, brancos, alguns de olhos bem claros e cabelos louros uns poucos. Bem proporcionados, diria até simetricamente, com os músculos todos certinhos, fortes e bonitos esbanjando saúde e força. Tinham acabado de jogar, não sei quantas horas, cinco sets seguidos e não aparentavam estar exaustos ou mesmo superaquecidos.
Todos, posso afirmar, com rara exceção, vieram dos segmentos sociais mais elevados de uma classe média mais rica, de nível escolar superior, alguns já bacharéis na carreira escolhida mas sem grandes contratos ricos na Europa e muito menos no Brasil. Mas, nem por isso menos afortunados.
Esse País, diante desse contraste, não está dividido somente em classes sociais, que vão das elites privilegiadas às mais pobres confinadas às favelas ou mesmo nos guetos da última escala social para onde foram empurradas. Está dividido, tambem, fisicamente, fazendo-se sentir essa diferenciação nos esportes como no futebol, o esporte do pobre e favelado e no vôlei, basquete, natação, o esporte das classes mais ricas.
Inverno, julho de 2009
deBarros

2 comentários:

Gonça disse...

é isso, Barros, as desigualdades sociais se refletem também nos esportes. E o mais triste é que já vimos em épocas recentes como projetos que tentavam proporcionar práticas esportivas, saúde, melhor educação etc foram classificados de "subversivos" como aqueles idealizados por Anisio Teixeira e Paulo Freire ou de assistencialismo e desperdício de dinheiro público como os de Darcy Ribeiro. Você dever se lembrar da campanha feroz feitas por grandes jornais, redes de TV e caciques políticos, sempre aliados, contra a Universidade de Brasília, por exemplo, ou os métodos de alfabetização em massa ou os Cieps e,antes dos Cieps, os colégios em período integral do Anisio Teixeira. Colégio com piscina, clínica médica e odontológica, tempo integral, alimentação? Como assim? Quem esses pobres pensam que são para querer colégio de rico? Foi esse o raciocínio, é só consultar os jornais da época. O Brasil ainda paga caro por essa mentalidade dos poderosos de sempre. litismo e feudalismo político-social.

Isabela disse...

Concordo. Em qualquer país, e Cuba, apesar das dificuldades provocadas pelo bloqueio americano, prova isso, esporte e formação de talentos é de massa. Colégios, universidades, clubes, instituições comunitárias deveriam receber as verbas para contratar professores, treinadores, nutricionistas etc e veriam que o Brasil se tornariam uma potência esportiva. Mas o Gonça tem razão: os políticos e a impresna acham muito natural que o governo dê dinheiro para grandes empresas mas quando se trata de verba para os menos favoreciso caem de pau.