segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Arqueologia em centro de tortura: não vão encontrar o meu esqueleto nos porões do DOI-Codi, mas faltou pouco... • Por Roberto Muggiati
domingo, 6 de agosto de 2023
Ah, as suecas... • Por Roberto Muggiati
O cinema reforça o mito da liberalidade sexual das suecas: Bibi Andersson e Liv Ullmann em Persona. |
Vendo as meninas louras eliminarem as americanas na Copa do Mundo Feminina e revendo Acossado, um soi-disant filme de ação que passa um terço do tempo trancado num quartinho de hotel, com Belmondo de cueca samba-canção desfilando sua Weltanschauung para impressionar Jean Seberg, lembrei da minha experiência com as suecas. Belmondo deambula: “A rapaziada é mentirosa, Estocolmo, por exemplo: ‘As suecas são formidáveis, eu traçava três por dia.’ Estive lá. É uma mentira.”
A caminho de minha bolsa de estudos em Paris em 1960, parei em Lisboa. Um casal recomendado por amigos me levou a uma casa de fados. Agregado ao casal, havia um capitão do exército, Carlos Lacerda. O nome já não inspirava muita confiança, devia ter muito QI para estar no bem bom, longe da sangrenta guerra colonial. O afável capitão, sabendo que eu viajaria pela Escandinávia, sacou um caderninho preto e copiou para mim numa folhinha de papel os telefones de dezenas de garotas suecas que conhecia e que, em linguagem bélica, eram “tiro e queda.” Quando visitei a Estocolmo no verão de 1961, telefonei, telefonei e telefonei, dias seguidos, para as Ingrids, Margids e Gretas – e não deu em nada. Fiquei literalmente na mão...
50 anos de Fantástico: revista Manchete foi a inspiração do “Show da Vida” • Por Roberto Muggiati
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José-Itamar de Freitas e Nélio Horta na redação da Enciclopédia Bloch em Frei Caneca. Foto:Acervo Nélio Horta |
Conheci José-Itamar de Freitas em Frei Caneca quando comecei a trabalhar como repórter especial da Manchete em 1965. Para complementar o magro salário, escrevia nos Cadernos de Jornalismo da Bloch – que ajudei a lançar – e passei a colaborar na Enciclopédia Bloch, uma mensal de conhecimentos gerais que Itamar dirigia. Filho de Miracema, no noroeste fluminense, trinta anos (dois mais velho que eu), Zé-Itamar tinha a alma de editor. Infelizmente, os Bloch nunca valorizaram devidamente seu talento. Quando o intimaram a dirigir a mensal Pais e Filhos, Itamar pediu as contas e se mandou: não tinha physique du rôle nem esprit de corps para editar uma revista voltada para fraldas, soluços, papinhas, nana-nenéns e assuntos afins.
O Fantástico fez uma homenagem especial a Jose-Itamar de Freitas, em 2020 |
Foi imediatamente acolhido pela TV Globo, onde, criativo como poucos, aplicou a fórmula da revista Manchete a um programa das noites de domingo com o sugestivo título de Fantástico e subtítulo “O Show da Vida.” Sucesso instantâneo. Nos 30 anos da atração, ele disse à apresentadora Glória Maria: “Quando você passa dezesseis anos num programa, tudo te marca. Acabou sendo a minha vida. Um amor enorme, convivência, amizade, tudo. Eu olho o Fantástico como sendo da família. ”
José-Itamar de Freitas morreu em 2020, aos 85 anos, de complicações da Covid.
Foi-se o Criador, a Criatura segue em frente.
sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Curitibana superfogosa bomba na Ucrânia • Por Roberto Muggiati
Ela conseguiu se fazer ouvir em meio à guerra e acima das explosões e lidera as músicas mais ouvidas na Ucrânia (e em Belarus e no Cazaquistão). A funkeira eletrônica Bibi Babydoll arrebata plateias do mundo inteiro com seu provocante Automotivo Bibi Fogosa, que está no topo da playlist global da plataforma de faixas virais (cuja audição sobe mais rapidamente).
Beatriz Alcade Santos, curitibana de 24 anos, pontificou em 2021 ao emplacar Pirigótika, que chegou a 100 mil views em menos de uma semana. Em seu site, Bibi Babydoll se define como “performer, influencer, publicitária e corporate punk rock whore” – ufa! Com todo esse gás a menina vai longe...
Curitiba – que conta hoje 70 mil descendentes de ucranianos – retribui assim ao país que resiste bravamente à bárbara invasão russa.
Confira AQUI Bibi Babydoll e DJ Brunin XM - Automotivo Bibi Fogosa (Clipe Oficial)
quinta-feira, 3 de agosto de 2023
O 'drible da vaca' na mídia esportiva
por Niko Bolontrin
Será que a mídia esportiva é mesmo capaz de avaliar o trabalho de um treinador? Há dúvidas.
Vejam dois casos. Cansei de ouvir jornalistas sugerindo que a CBF contratasse um treinador permanente ou quase isso para a seleção brasileira. Pois bem: Tite foi chamado, treinou, treinou, falou difícil e perdeu a Copa da Rússia. Nunca um treinador recebeu tanto apoio da imprensa. Parecia o Guardiola brasileiro. Foi mantido apesar de não passar das quartas de final. Quatro anos depois, Tite chegou à Copa do Catar. Ter classificado o Brasil não conta: escândalo seria se a seleção brasileira não se classificasse tamanha a moleza. De novo, o treinador dava entrevistas rebuscadas, parecia saber o que estava dizendo. Não sabia. O Brasil passou vexame novamente e foi despachado de novo nas quartas de final. Só aí a mídia esportiva tornou-se subitamente crítica ao treinador que mais tempo teve para preparar uma seleção brasileira.
O segundo caso. A treinadora Pia, da seleção feminina teve recursos e tempo para preparar a seleção feminina. A mídia não apontou qualquer defeito na sueca. Até que as meninas do Brasil saíram da Copa do Mundo ainda na fase de grupos. Vexame. E só então, com a vaca no brejo, comentaristas de futebol, de ambos os sexos, passaram a apontar os erros da Pia. Assim como Tite no Catar, a sueca parecia em coma na Copa da Austrália - Nova Zelândia. Os closes da TV mostravam Pia atônita.
Que tal a mídia esportiva mostrar que é do ramo e provar capacidade de criticar o trabalho dos treinadores antes do desastre? Isso ajudaria o futebol mais do que a exaltação bajuladora.
A torcida agradece.
Uma coisa Tite e Pia ajudaram a provar. Treinador não deve mesmo ter estabilidade. Precisam provar a cada momento que sabem armar um time para vencer adversários qualificados e não apenas "fazer o nome' em amistosos de quinta categoria.
A torcida agradece.
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Quase memórias da falência da Bloch Editores (há 23 anos)
Foto Gil Pinheiro |
por José Esmeraldo Gonçalves
2 de agosto de 2000. Há 23 anos, em uma quarta-feira como hoje, os funcionários da Bloch Editores foram obrigados a abandonar às pressas a sede da empresa na Glória. Um oficial de justiça concedeu-lhes apenas alguns minutos para que reunissem seus objetos pessoais e, literalmente, fossem para a rua. No caso, a do Russell.
A aglomeração no pequeno largo diante do imponente conjunto de três edifícios assinado por Oscar Niemeyer chamava atenção de quem passava de carro. Formou-se um pequeno engarrafamento, alguns indagavam se havia um incêndio.
Não. Ninguém gritou fogo, mas a notícia da autofalência da Bloch queimava centenas de carreiras e lançava os mais idosos no desemprego. Aos mais jovens restava enfrentar o sempre difícil mercado de trabalho. No caso de jornalistas, fotógrafos, pessoal do administrativo e gráficos surgia um novo obstáculo: a mídia impressa entrava em grave crise que se agravaria ao longo da primeira década do novo milênio. O meio digital não ofereceria um número de vagas que compensasse a perda de cerca de quatro mil postos em todo o mercado de jornais e revistas do Brasil.
A Bloch Editores agonizava desde meados dos anos 1990, abalada pela grave crise financeira e adminstrativa da Rede Manchete. Afinal, depois de várias vendas frustradas e desfeitas por falta de pagamento dos compradores, a TV foi vendida em 1999 ao grupo empresarial que fundou a RedeTV (que, na transação, atendia pelo nome fantasia de TV Ômega).
Um reposicionamento da Revista Manchete nos últimos anos daquela década deu esperança de novo vigor ao braço editorial das revistas impressas da Bloch. Mas era tarde. Imposta pela internet, a acelerada mudança do mercado de revistas já se anuncava em 2000 e em menos de dez anos decretaria o fim de centenas de publicações impressas no Brasil e no mundo.
A Bloch não resistiu e pediu falência.
Carlos Heitor Cony testemunhou a queda do raio que partiu de vez o futuro da empresa. Ele confessou que só sete anos depois conseguiu descrever um pouco do que sentiu ao ser enxotado naquele fatídico agosto. Seu relato foi publicado na Folha de São Paulo em 2007. Segue-se um pequeno trecho do texto do Cony, que faleceu em 2018.
- Penso que remeti as impressões todas para a caverna mais funda da memória, mais cedo ou mais tarde conseguirei articular alguma coisa expressando meu espanto, minha tristeza. A decepção de ver um mundo colorido, alegre e despreocupado, depois de uma ruína gradual e dolorosa que já durava dois anos, fechar-se como um túmulo que sepulta fantasmas, alguns mortos (Adolpho Bloch, Justino Martins, Magalhães Jr e outros ainda vivos, nós todos). Sinto em cima de mim o gosto de terra e o cheiro de flores apodrecendo".
Em 2008, como um dos autores da coletânea "Aconteceu na Manchete - as histórias que ninguém contou" (Desiderata), lançado por um grupo de ex-funcionários da Bloch, Cony voltou ao assunto e, entreo outras revelações destacou;:
- Foi na Manchete que fiz e conservei alguns dos amigos mais queridos. Por ocasião da falência do grupo, eu ocupava o antigo escritório de JK no décimo andar do 804, dava apenas assistência não mais às revistas, mas à diretoria, sofri com Adolpho o trauma das tentativas de venda da TV a outros grupos".
Cony certamente não imaginou que aquele trágico 2 de agosto era apenas o primeiro e sofrido capítulo de um drama que se arrasta até hoje quando a Massa Falida da Bloch Editores completa inacreditáveis 23 anos.
Não há justiça plena enquanto uma instituição que deveria privilegiar os trabalhadores consome partrimônio, tempo e esperanças ao não restituir todos os legítimos direitos às vítimas da implosão de uma corporação. Massas falidas não pode se eternizar enquanto vidas passam.
Registre-se que uma parcela majoritária de credores trabalhistas da Bloch recebeu seus valores chamados principais. A estes - seriam quase três mil ex-funcionários da Bloch Editores e Gráficos Bloch -, a Massa Falida pagou depois três parcelas de juros e correção monetária, mas há quase dez anos interrompeu essa recomposição devida. Por outro lado, ainda há credores trabalhistas habilitados que não receberam seus valores principais.
A Massa Falida da Bloch Editores foi constituída em 2000. Apesar disso, o atual administrador judicial cita uma lei de 2005 segundo a qual valores referentes a juros só poderão ser pagos após a quitação das dívidas da extinta Bloch com todos os seus credores, trabalhalistas, financeiros, comerciais, institucionais etc. Então a lei retroage? Essa é a pergunta que muitos ex-funcionários fazem. Há outras indagações. No ano passado o síndico da Massa Falida da Bloch Editores informou a procuradores do Estado do Rio de Janeiro que "o ativo da massa falida foi praticamente liquidado, encontrando-se o processo falimentar na fase de pagamento de credores para posterior encerramento". Isso indica que o caixa se esvaziará antes do pagamento dos valores históricos e de juros e correção monetária de todos os credores trabalhistas?
Um bem valioso que pertencia ao extinto Grupo Bloch era o grande prédio da sede em São Paulo. Tal patrimônio teria ido a leilão, mas, em primeira chamada,, em outubro do ano passado, não apareceram potenciais compradores. Não tenho informação se foi arrematado posteriormente. No caso, o valor arrecadado seria, segundo dizem credores trabalhistas, dividido entre as massas falidas da Bloch e da TV Manchete. Outro item de valor são as obras de arte restantes do acervo da editora. Aparentemente continuam aguardando uma data para leilão. Enquanto isso, custam à MFBloch o aluguel de salas para guarda, seguro etc.
Trabalhei muito anos com Carlos Heitor Cony na Fatos & Fotos, na Fatos e na Manchete, mas não estive no fatídico dia do despejo do prédio da Rua do Russell, que frequentei por longos 17 anos. Saí antes do desfecho da Bloch, não tive motivos para me habilitar a qualquer indenização. Em 1996, o editor e fotógrafo Sergio Zalis, com que eu havia trabalhado na revista Fatos, me convidou para participar da equipe da Caras, no Rio. Deixei a Manchete e me mudei para a Torre do Rio Sul, onde ficava a redação carioca da então recem-lançada revista sediada em São Paulo. Foi uma ótima expriência que durou oito anos. A Caras era fruto de uma parceria da Editora Perfil, argentina, com a Abril. Em 2004, fui demitido após uma discussão com o diretor-geral da Caras. Para minha supresa, no dia seguinte, por indicação de Patricia Hargreaves e Vanessa Cabral, ambas ex-Caras, Edson Rossi, que ao lado de Claudia Giudice, também ex-Caras, planejava o reposicionamento editorial da Contigo, publicação da Editora Abri, me convidou para integrar a sua equipe. Topei e foram, novamente, bons anos, até 2014, quando meu tempo de trabalho fixo em redações se esgotou em parte pela crise, em parte pela minha idade - era veterano demais para os novos tempos.
Em todos eesses anos distante da Manchete nunca deixei de acompanhar a luta sem fim dos antigos colegas pelos seus direitos. De certa forma, eu estava naquela dramática aglomeração na Rua do Russell. Por fim, lamento que esse post não seja otimista, tanto que vale voltar ao Cony e a uma das frases que ele gostava de repetir.
- Insisto em ser pessimista por antecipação e cálculo. O que me sobra é lucro''.
Frase do Dia: Meninas...
#acordecom elas
#estãodormindo até agora
(à maneira de Neném Prancha & Nélson Rodrigues)
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Mídia: quando o jornalismo usa avatares para bombar especulações
por José Esmeraldo Gonçalves
No jornalismo investigativo ou não a fonte anônima deve ser secundária no desenvolvimento da apuração. É válida desde que preferencialmente ajude a balizar e orientar a investigação ou a matéria e, ainda, quando narra fatos que testemunhou. Mas fonte anônima que opina? Inusitado.
Um exemplo célebre do uso adequado do anonimato foi o Caso Watergate (a invasão do escritório dos Democratas orquestrada por Richard Nixon e seus capangas republicanos). Os repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward usaram uma fonte secreta, à qual deram o nome de Deep Throat, que não foi a protagonista principal da série de reportagens. Mais do que isso, forneceu caminhos, nomes e locais que levaram a dupla de jornalistas a puxar fios que revelaram a malha de espionagem e manipulação do governo Nixon com fins eleitorais.
Aqui, atualmente, a fonte não identificada calça a especulação, planta opiniões e, não raro, sustenta a pauta que o jornalista já traz pronta da redação. Um roteiro prévio que precisa apenas de um avatar: a fonte sem nome, geralmente fácil de achar e tão secreta quanto o orçamento da Câmara dos Deputados.
No recente episódio da campanha dos principais veículos neoliberais contra a nomeação do economista Marcos Pochmann para o IBGE, uma das jornalistas envolvida nos ataques, a notória Malu Gaspar, conseguiu levantar ainda mais o sarrafo leviano da prática da "fonte não identificada". Ela encaixou um tal de "há quem diga" para encaixar uma suposta "informação".
"Há quem diga" isso, "há que diga aquilo" é uma introdução que aceita qualquer complemento.
Com isso, a "fonte não identificada" acaba de escalar mais um degrau no pódio do jornalismo não confiável.
Como exemplo, finalizo ao estilo vigente entre colunistas: uma fonte ligada ao núcleo duro do Congresso segredou que ouviu do líder de um partido da base que testemunhou uma conversa entre dois políticos próximos ao presidente uma crítica ao jornalismo. Essa pessoa, que pediu para não ser identificada, teria escutado no corredor de uma autarquia que a Abin estaria cogitando botar um caça-fantasmas de plantão em redações e estúdios.
O X do Twitter: Musk, liga para Eike Batista e ele te conta que essa consoante dá azar
por José Esmeraldo Gonçalves
terça-feira, 25 de julho de 2023
domingo, 23 de julho de 2023
Pesadelo...
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Reprodução Twitter |
Mídia dá um tragada no lobby do cigarro eletrônico
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Anúncio reproduzido de O Globo |
É forte junto ao Congfresso Nacional o lobby para liberação dos cigarros eletrônicos. Há anos é grande a pressão sobre deputados e senadores, mas agora o jogo é mais pesado. Gigantes tradicionais e poderosos da indústria do fumo, como a British American Tobacco, aderiram aos dispositivos turbinados para consumo de nicotina e batalham com intensidade nos corredores do Congresso para conquistar legisladores. Aparentemente já recrutam jornalões como O Globo e Valor. O anúncio acima é de um "seminário" patrocinado pela BAT com apoio dos dois veículos, a pretexto de "debater" os vaporizadores de nicotina.
Os cigarros eletrônicos são liberados nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, e proibidos em vários países, inclusive no Brasil. Aqui, consumidores, principalmente jovens, compram o vape através de contrabando ou em sites estrangeiros. Venda, importação e publicidade do produto são proibidas, mas um "jeitinho", como a convocação de um "seminário", pode ajudar na divulgação dos vaporizadores e dar um caráter "científico" ao lobby. Cinema, séries e o You Tube veiculam cenas que glamourizam os vape. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) possuem substâncias tóxicas além da nicotina, podem causar doenças respiratórtias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer. Estudos mostram que os níveis de toxicidade podem ser tão prejudiciais quanto os do cigarro tradicional, já que combinam substâncias tóxicas com outras que muitas vezes apenas mascaram os efeitos danosos".
Para as corporações tudo isso é nada, diante da possibilidade de faturar milhões com os pulmões da rapaziada.
sábado, 22 de julho de 2023
Pão de Açúcar sob ataque. E não é o supermercado: é um símbolo carioca
Tem gente que odeia o Rio. Só pode. Coisas inacreditáveis acontecem nessa cidade. Um dos gerentões da ditadura, o general Ernesto Geisel, mandou demolir um símbolo histórico da cidade, o Palácio Monroe, apenas porque acordou "naqueles dias". Uma quadrilha equipada com modernos equipamentos pesados roubou um viga da antiga Perimetral. Detalhe: a viga pesava 120 toneladas e jamais foi encontrada. O braço imobiliário do Grupo Roberto Marinho tentou comprar o Parque Lage para construir um cemitério vertical. Felizmente a insanidade não se realizou tal a indignação da vizinhança.
Pois agora um tipo de vândalos se une para picotar o Pão e Açúcar. Meteram a picareta na pedra mais famosa do mundo, que resistiu muitos milênios desde que foi formada, mas sucumbiu aos anormais que não respeitam nada a não ser seus interesses. A obra foi embargada. Se por acaso instâncias superiores ou o governo federal através do IPHAN liberarem o crime contra o Rio de Janeiro a porteira estará aberta. O Pão de Açúcar, coitado, poderá ser decepado para receber rodas gigantes, toboáguas, motel e salão de festas do IPHAN, cujo presidente autorizou o ataque ao Pão de Açúcar.
A propósito, leia na Piauí (link abaixo) matéria sobre o abuso que o Pão de Açúcar sofreu dos "tarados" corporativos.
https://piaui.folha.uol.com.br/morderam-o-pao-de-acucar
MORDERAM O PÃO DE AÇÚCAR
A polêmica da construção de uma tirolesa em um bem tombado, cartão-postal do país – e que ameaça o título de patrimônio mundial concedido ao Rio de Janeiro
Roberto Kaz
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Mídia: Cadê o repórter que estava aqui? O Brasil tem mais "analistas" de notícias do que técnicos de futebol
Uma das salas vip do Aeroporto Fiumicino, em Roma: câmera é o que não falta. |
por José Esmeraldo Gonçalves
Nenhum correspondente atuou no caso. Nenhum repórter tentou localizar testemunhas no Aeroporto Fiumicino, terminal europeu de alta segurança, que faz investigações próprias, além de produzir relatórios diários sobre eventuais incidentes no local. Nenhum repórter, pelo menos até ontem, falou com o adido policial brasileiro que entrou em contato com as autoridades italianas. Além disso, áreas vips costumam ter funcionários ligados a companhias aéreas. Alguém procurou fontes nesses setores? Nenhum repórter tentou contatar passsageiros do voo com destino a São Paulo e que estavam presentes no setor de embarque ou na sala vip.
Deve ser instrução dos departamentos financeiros dos veículos preocupados em baixar custos.
Do ponto de vista jornalístico, o ataque a Alexandre de Moraes demonstra a prioridade dos jornalões e canais de notícias: a opinião. Consiste em botar um sujeito ou dois ou três falando horas sobre um fato qualquer, geralmente divulgado por todos os veículos e, na maioria das vezes, relatados por repórteres que leem notas de assessorias e raramente têm tempo e instrução para ir além do oficial ou buscar fontes próprias e independentes.
O Brasil é a pátria dos "técnicos" de futebol, tem milhões de torcedores entendidos em táticas, escalações e sistemas de jogo. Agora somos o país dos comentaristas e analistas de qualquer coisa.
Nas rodas de conversa em estúdios e redações as notícias são desidratadas, levadas a um mixer e submetidas a tanta "interpretação" que, no fim, o público recebe uma massa disforme onde o fato, coitado, quase some diante da opinião do "analista". Você não recebe a notícia, mas o que alguém pensa sobre o que acha que aconteceu. Caricaturando o estilo, há coisas mais ou menos assim: "fulano, Lula vetou a pistola 9mm para uso de civis. O que isso significa?"; "sicrana, morreu o Tony Bennett, que mensagem essa morte passa?; "PF prendeu líder de invasões em 8/1. Você contextualiza pra gente?
É tanto contexto que o texto é deixado de lado.
Por isso, fugiu a esse padrão a velocidade com que alguns veículos logo levantaram duas "notícias" em paralelo a ataque em Roma. Uma, bastante compartilhada, dava conta de que um dos agressores havia sido candidato em chapa coligada ao PT, em 2004, pelo PL, atual partido de Bolsonaro. A notícia circulou inicialmente sem o adendo de que naquele ano, o PL era o partido de José Alencar, então vice-presidente no primeiro mandato de Lula. Essa tinha o objetivo de desvincular do bolsonarismo os autores de ataque. A outra, também rapidamente lançada, dizia que Alexandre de Moraes fora convidado para uma palestra em Siena, Itália, por um empresário bolsonarista acusado de divulgar fake news. As duas notas provavelmente pretendiam transformar o ministro de vítima em suspeito.
Depois do que aconteceu na Lava Jato, quando jornalões e TVs foram pautados pelos "editores" Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, pode-se aventar que a assessoria do rico empresário e seu advogado trabalharam bem e conquistaram mais espaço na mídia para divulgar suas defesas do que mesmo o relato da vítima sobre o que aconteceu em Roma. Um "analista" chegou a classificar de "boa" a estratégia do advogado dos agressores. Isso foi dito em uma roda de conversa em que não foi "contextualizado" o relato de Moraes. Outro considerou "desproporcional" (conceito usado pelo advogado de defesa dos agressores) a reação do PF e do Ministério da Justiça em relação ao incidente em Roma.
Não se sabe qual será o desfecho desse caso, mas nessa primeira semana após o fato, Moraes ganhou solidariedade e perdeu a primeira batalha na mídia.
quarta-feira, 19 de julho de 2023
Flanando na chuva • Por Roberto Muggiati
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London Albert Bridge depois da chuva. Foto Roberto Muggiati |
Ponte Vecchio, Florença/Reprodução Instagram |
Gostaria de contribuir aqui com uma variante sobre o tema que pratiquei em meus dias de Paris, Londres e adjacências: o contrassenso de flanar na chuva. E não o fazia por excentricidade, mas por mera necessidade. Nos três anos que morei em Londres, conheci muito pouco do Reino Unido, apenas um Natal em Bath, uma ida a Stratford para uma nova encenação de uma peça de Shakespeare e uma escapada dominical ao País de Gales. Britânico de raiz, eu passava as férias no “Continente”. E como tinha férias! Solteiro descompromissado, muitas vezes emendava um dia normal de trabalho no Serviço Brasileiro da BBC com a transmissão noturna ao vivo. Isso me rendia “comps”, compensações que eu ia somando para gozar duas ou até três férias por ano. A Itália era um dos destinos favoritos e foi assim que me encontrei no verão de 1963 em Florença, no momento em que jornais do mundo inteiro noticiavam a devastação do meu estado natal, o Paraná, por um dos maiores incêndios florestais da história. Hospedado no centro monumental de Firenze, eu já estava no meu terceiro dia sem poder sair por causa de um a chuva persistente. Alguém me avisara “Florença é o penico do mundo” – mas não dei ouvidos. Só faltava pedir à dona da pensione que me ensinasse a fazer crochê, mas meu lado rebelde se insurgiu. Vesti minha valente capa impermeável Burberry e saí na chuva. Vocês não podem imaginar a sensação de liberdade, tendo Florença só para mim, despida das hordas turistas. Pude observar detalhadamente a placa no chão da Piazza dela Signoria, QVI FU IMPICCATO ED ARSO FRA GIROLAMO SAVONAROLA, “aqui foi enforcado e incinerado Girolamo Savonarola”, evocando o frade rebelde executado em 1498. Ou atravessar o rio Arno pela Ponte Vecchio. Ou simplesmente vagar pelas ruas de pedras seculares. Numa de minhas andanças noturnas ouvi música de piano emanando da igreja do Santo Spirito, era o concertista chileno Claudio Arrau numa apresentação gratuita, interpretando a Sonata Les Adieux de Beethoven.
Sonata No. 26 in E-flat Major “Les Adieux”, Op. 81a: II. Abwesenheit (Andante espressivo) - YouTube
Clique AQUI
Em Londres continuei a saudável prática – propícia a resfriados ou a uma eventual pneumonia – no meu “quadrilátero sobre o Tâmisa”: a extensão do Embankment na margem norte e a do Battersea Park na margem sul do rio, ladeadas pelas pontes Albert e Chelsea, quatro quilômetros de percurso. Uma vez me aventurei um pouco mais longe para o sul, até Clapham Common, onde ficava o prédio de Graham Greene destruído por uma bomba na Segunda Guerra. Ele localizou ali a casa da amada em The End of the Affair /Fim de caso (1951). No romance, meu favorito de GG, a heroína morre de uma infecção pulmonar agravada por ter caminhado na chuva em Clapham Common.
Hoje vejo flanar na chuva como uma atividade sem futuro. A temperatura amena que ela requer foi violentada pelo aquecimento global. Há violência nas ruas, balas perdidas prontamente achadas.
E os humanos passaram a preferir capas de chuva berrantes de PVC.
Impermeáveis da Burberry se tornaram exclusividade do pet elegante...
Mídia - Investigações sobre ataques à democracia incomodam O Globo. É o que parece
O Globo acabou de chegar de Marte e não olhou em volta. Para um grupo numeroso de parlamentares da extrema direita o 8 de janeiro não acabou. Vários deles declaram isso abertamente. Há pelo menos um terrorista foragido entre aqueles do comando bolsonarista que tentou explodir um caminhão de combustível nas proximidades do aeroporto de Brasília. Bolsonaristas fanáticos espalham fake news, ofendem, detratam, difamam, exibem armas e até ameaçam matar o presidente Lula e outras autoridades. Basta anotar que houve quem comemorasse nas redes sociais o ataque a Alexandre de Moraes e lamentasse apenas que os agressores não tivessem usado uma bala 9mm. Se o redator de editoriais do Globo acordar poderá ler que a Abin detectou ampla rede terrorista com planos para explosões, financiamento, logística e organização de pequenas células terroristas. Há políticos, empresários e "patriotas" ainda não atingidos pelas investigações.
Ao contrário do que O Globo prega, a lei não pode se render aos golpistas. O Globo insinua, mas não prova, que a Justiça - no caso, o STF, o TSE, o STJ e demais instituições e instâncias - poderia estar atuando fora dos preceitos legais contra participantes e financiadores dos ataques à democracia. O editorialista anda com pena dos presos pelos ataques de 8 de janeiro, o sujeito chega a dizer que a Constituição de 1988, por ter sido produzida "nos estertores do período ditadorial" (...), "talvez por isso prestigie de forma tão exacerbada a democracia e o Estado de Direito". Já os democratas de raiz - não é o caso do Globo que já apoiou e se beneficiou de ditadura e golpes - democracia e Estado de Direito devem ser defendidos com toda intensidade possível e impossível.
Essas palavras, publicadas no dia 18/7, logo impactaram os comentaristas do grupo na TV. Como um jogral de coroinhas diante do vigário sedutor algumas figuras logo produzirem "análises" para dar credibilidade aos depoimentos dos acusados. Quem sabe? Pode ter sido apenas uma discussão sobre o acesso à sala vip do aeroporto de Roma. Ou talvez um desentendimento na fila para comprar um suppli, o delicioso croquete romano de arroz com tomate, muçarela e farinha de rosco.
Historicamente, O Globo gosta de se espelhar no que acontece nos Estados Unidos. Pois lá as investigações sobre o ataque ao Capitólio estão em andamento e nenhum editorial da mídia pede refresco para os acusados.
ATUALIZAÇÃO EM 21/7)2023 - O editorialista do Globo pode ler hoje, no seu próprio jornal, uma informação da jornalista Bela Mengale sobre bolsonaristas radicais que preparam atos para o dia 7 de Setembro.
segunda-feira, 17 de julho de 2023
Futebol com nome, sobrenome e bola murcha
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Imagem reproduzida da Folha de São Paulo |
domingo, 16 de julho de 2023
Meu encontro (literal) com Jane Birkin • Por Roberto Muggiati
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Jane Birkin morreu aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada. Há alguns anos a atriz e cantora sofreu um AVC. |
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Com Serge Gainsburg. |
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Em Cannes, também com Gainsbourg. |
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Em 1969, ela concorreu ao Festival Internacional do Filme do Rio de Janeirocom o longa Wonderful |
Jane Birkin chocou as plateias ao currar, com uma amiga, o fotógrafo do filme Blowup (1966), de Antonioni. De periguete anônima nessa cena de sexo explícito, a atriz londrina saltou para protagonista em Wonderwall (1968), com trilha sonora assinada pelo beatle George Harrison. Depois de um casamento-relâmpago com o compositor John Barry, Birkin iniciou um relacionamento com o ator-chansonnier Serge Gainsbourg, quando contracenaram no filme Slogan. Em 1969, Gainsbourg e Jane gravaram o dueto Je t'aime... moi non plus. Ele havia escrito a música para Brigitte Bardot, com quem tivera um caso antes de conhecer Jane. Je t’aime provocou um escândalo mundial: interpretada aos sussurros, a canção simulava uma relação sexual, com direito a um orgasmo, encenado (ou, segundo alguns, real) de Jane. Sua execução foi banida nas rádios da Espanha, Islândia, Itália, Iugoslávia, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia e denunciada publicamente pelo Vaticano. No Brasil, a ditadura militar, rápida no gatilho, proibiu prontamente a canção.
Ouçam AQUI
Je t'aime moi non plus Legendado.Serge Gainsbourg & Jane Birkin -Original videoclip - YouTube
Apesar da imagem festiva na cama, o casamento não se segurou. Jane descreveu Serge como “um homem muito difícil, alcoólatra e violento. ” A filha, Charlotte Gainsbourg, 51 anos, teve a sorte de herdar o melhor de cada um e se tornou uma grande atriz, com atuações marcantes em Melancholia e Ninfomaníaca.
Por conta da disponibilidade do repórter, tive com a jovem Jane Birkin um contato físico que eu poderia descrever no mínimo de bizarro. Foi durante a cobertura do 2º Festival Internacional do Filme do Rio de Janeiro, em março de 1969, a serviço da revista Veja, da qual era editor de Artes e Espetáculos. Acompanhava os tititis crepusculares (com duplo sentido) das celebridades na pérgula do Copacabana Palace quando o eterno moleque Roman Polanski arremessou Jane Birkin na piscina famosa. A atriz passou raspando como um rojão, ainda tentou se agarrar a mim, mas felizmente não me levou no seu mergulho azul – logo eu, totalmente enfarpelado. Polanski concorria no festival com o sinistro O bebê de Rosemary, meses antes de ter a mulher Sharon Tate, com bebê na barriga, chacinada em Los Angeles pelos fanáticos do bando de Charles Manson. Jane Birkin representava o filme Wonderwall no festival carioca. O prêmio Gaivota de Ouro coube ao épico hípico argentino Martin Fierro, que nada tinha a ver com aquele mundo maluco em que vivíamos então.
Mídia: A armadilha jornalística
por José Esmeraldo Gonçalves
Matéria publicada no portal GGN, assinada por Luís Nassif, revela mais um episódio de extrema gravidade ocorrido nas sombras das ligações expúrias da Lava Jato com certos jornalistas.
A subserviência de profissionais da mídia aos chinelos dos procuradores e do juiz que conduzia ilegalmente tanto o julgamento quanto as investigaçõese constitui uma das páginas mais vergonhosas do jornalismo brasileiro.
Quando o Intercept publicou as mensagens trocadas nos porões de Curitiba ficou demonstrada a parceria entre repórteres e editores lavajateiros na divulgação política dos passos nebulosos da investigação. Jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, além de sites e mídias sociais recebiam conteúdos com dia e hora marcada para publicação. Jornalistas davam assessoria aos procuradores e sugeriam modos de alcançarem seus objetivos em paralelo com a manipulação das investigações. Dezenas de reportagens "investigativas" - algumas premiadas, o que atualmente soa como piada - eram pautadas pela força-tarefa segundo os interesses do arrastão jurídico.
Processos viciados foram anulados posteriormente, a Lava Jato virou lama, mas no que diz respeito ao jornalismo e também à cultura, muita coisa ainda deverá vir à tona. Setores culturais embarcaram no bonde da vergonha. Documentários, filmes e livros de encomenda fizeram a linha auxiliar do golpe contra Dilma Rousseff, da prisão de Lula e do consequente impedimento fraudulento, afinal reconhecido, com o qual Sergio Moro e cúmplices, hoje desmascarados, impediram o atual presidente de concorrer nas eleições de 2018.
Desde a semana passada, as redes sociais repercutem a matéria de Luís Nassif que denuncia a participação do jornalista Andrea Sadi, da Globo News, em um episódio ligado à prisão de Lula.
Leia a seguir um trecho da matéria do GGN e clique no link abaixo para acesso ao texto compeleto.
Uma parceria Lava Jato-Globonews que poderia ter terminado em tragédia
Uma das grandes tacadas da Lava Jato, visando ampliar o período de prisão de Lula, ocorreu usando a repórter Andrea Sadi, da Globonews.
por Luis Nassif
jornalggn@gmail.com
Publicado em 14 de julho de 2023, 14:22
Meu artigo sobre as 4 jornalistas do impeachment despertou lembranças em outros colegas. E recebi o seguinte depoimento de colega. Uma das grandes tacadas da Lava Jato, visando ampliar o período de prisão de Lula, ocorreu usando a repórter Andrea Sadi, da Globonews.
"Lula já estava com a prisão decretada, acampado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Na frente, uma multidão solidária a Lula.
A caminho de São Bernardo, um carro com uma jornalista e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, quando a jornalista Andrea Sadi deu a notícia de que Lula resistiria à prisão.
Não era verdade. Lula já tinha acertado com seus advogados que se entregaria. Mas a notícia tinha dois desdobramentos terríveis. O primeiro, a possibilidade de se ordenar a invasão da sede do Sindicato pela Polícia Federal. A segunda, do juiz Sérgio Moro ordenar uma condução humilhante de Lula.
Imediatamente, entraram em contato com Sadi, para que desmentisse a notícia, mas ela se recusou.
Liguei para Marco Aurélio para saber o desfecho da história. Quem evitou o desastre foi a jornalista Natuza Nery. Marco ligou para ela que, imediatamente, desmentiu a notícia, desmanchando a trama".
Leia a matéria completa AQUI
Mídia - Justiça de Brasiíla atropela a Constituição e censura a Revista Piauí
JUIZ CENSURA TRECHO DE REPORTAGEM DA PIAUÍ
No dia 20 de junho, Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, juiz da 21ª Vara Cível do Distrito Federal, deu uma liminar determinando a remoção de um trecho da reportagem O cupinzeiro, do repórter Breno Pires, publicada na edição 201 da piauí de junho deste ano. A reportagem mostra como o governo Bolsonaro desidratou o programa Mais Médicos e colocou no lugar uma agência que se transformou num ninho de falcatruas, com casos de nepotismo, irregularidades administrativas, denúncias de assédio moral e mau uso de verba pública.
Em um parágrafo, o texto da reportagem faz referência à denúncia de 95 páginas, entregue ao Ministério da Saúde, na qual se apontava que, entre os contratados para a nova agência, havia uma lista de amigos de ex e atuais dirigentes do órgão, inclusive casais, com o marido e a mulher assumindo bons cargos. A reportagem dava três exemplos. Em uma única frase, mencionava, sem emitir juízo de valor, os nomes do casal L. W. (contratado para a gerência de formação, ensino e pesquisa) e de sua mulher D. O. M. (que assumiu como assessora da diretoria técnica). Era uma menção sumária ao caso dos dois, que, no relatório preliminar da investigação interna aberta para apurar as denúncias, ocupa cinco páginas.
Alegando que a matéria noticia “fato inverídico”, o casal recorreu à Justiça e pediu a remoção da reportagem do site da piauí e a retirada de circulação da edição impressa da revista. Também pedia que, dali em diante, a piauí fosse proibida de fazer menção aos seus nomes em futuras matérias sobre o caso.
O juiz Raposo Filho entendeu que o pedido de censura prévia era excessivo, mas ordenou que a piauí suprimisse a menção a L.W. e D.O.M. tanto dos “textos publicados na rede mundial de computadores”, quanto dos “exemplares da revista piauí edição 201”. Como a edição já havia sido distribuída no início do mês de junho, e o juiz estava informado disso, a consequência inevitável de sua decisão era o recolhimento da edição das bancas – dado que seria impraticável contratar um exército de pessoas que, munidas de canetas, saíssem riscando os nomes do casal de cada um dos exemplares distribuídos a mais de 5 mil pontos de venda no país.
No dia 11 de julho, a piauí recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Numa peça de 22 páginas, sustenta que “o conteúdo da matéria é estritamente narrativo, baseado em documentos oficiais e fontes fidedignas” e mostra que a existência de indícios de irregularidades e troca de favores é tão incontroversa que a própria agência instaurou investigação interna sobre o assunto – e afastou toda a diretoria. Ao ressaltar que o assunto é de interesse público, a defesa diz que é “dever da imprensa noticiar fatos […] que envolvem suspeitas de contratação irregular de agentes públicos”
O recurso da revista ainda sustenta, com fundamento na decisão de 2014 tomada pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, que o dever do jornalista é “buscar fontes fidedignas”, e o exercício de sua profissão não pode ser engessado pelo rigor dos procedimentos judiciais de investigação. Em outras palavras, o jornalismo não tem poder de polícia, não quebra sigilo bancário, fiscal, não faz escuta telefônica, não manda prender, nem promove operações de busca e apreensão. Segundo Andrighi, os instrumentos à disposição dos jornalistas são limitados aos de sua profissão, razão pela qual, por óbvio, uma reportagem jornalística não é um inquérito policial nem uma sentença judicial.
Do Portal dos Jornalistas: ChatGPT é exterminador de empregos?
Associated Press une-se à criadora do ChatGTP para o uso de IA em notícias
Por Hellen Souza -14 DE JULHO DE 2023 - Portal dos Jornalistas
A Associated Press (AP) e a Open Ai anunciaram em 13/7 uma parceria visando a explorar o uso de inteligência artificial generativa em notícias. Pelo acordo, a AP licenciou parte de seu arquivo de reportagens para a criadora do ChatGTP.
Segundo a Agência Reuters, o banco de notícias da AP será capaz de fornecer grandes quantidades dos dados necessários para treinar sistemas de IA, como o ChatGTP. A empresa já utiliza IA para automatizar relatórios de resultados corporativos, resumir eventos esportivos e transcrever alguns eventos ao vivo.
"A inteligência artificial generativa é um campo em rápida evolução, com implicações tremendas na indústria de notícias”, disse Kristin Heitmann, vice-presidente sênior e diretora de receitas da Associated Press. “As organizações jornalísticas devem ter um lugar à mesa para que redações grandes e pequenas possam aproveitar essa tecnologia em benefício do jornalismo”.
O acordo prevê que a agência de notícias terá acesso à tecnologia e à expertise de produtos da OpenAI. Os detalhes financeiros não foram divulgados.
sexta-feira, 14 de julho de 2023
Messi com o boi na sombra
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Messi invade a área... do supermercado. Foto: Reprodução Instagram |
por José Esmeraldo Gonçalves
A foto foi tirada por um fã e viralizou em redes sociais. Messi vai ao supermercado tranquilamente, carrinho cheio de junk food.
Quando optou por jogar em um time desconhecido em Miami, o recém- fundado International, Messi não escondeu que queria descansar. Ele não é de balada, quer curtir a família.
Miami é mesmo o local ideal para o relax de um jogador que já fez história. Futebol nos Estados Unidos ainda é work in progress, nem nome tem, é um troço chamado soccer, voltado para hispânicos e imigrantes, em maioria. Se a imigração der uma batida nas arquibancadas durante uma partida qualquer de soccer vai retirar tantos ilegais que metade da plateia será conduzida aos costumes.
Mas o mood assumido de Messi é descansar longe das pressões de uma Champions. É justo. Se lhe derem um pijama como uniforme ele vai achar do cacete. Tem sombra, água fresca, alto salário, Mickey está ali perto. Melhor enfrentar a turma de Walt Disney do que os zagueiros do Bayern e do Liverpool. E ainda fatura milhões para bater uma bolinha de vez em quando. Futebol na terra do beisebol e do "football" jogado com as mãos tem um calendário amigável e é o sonho de muitos jogadores. Antes de Messi, Pelé e Beckenbauer, no Cosmos jurássico dos anos 1970, viveram um brilhareco de dois anos e pouco em outro surto fracassado. O soccer dos gringos parece se mobilizar assim, digamos, em "eventos". Houve o Cosmos, os investimentos do L.A. Galaxy, uma certa badalação na Copa de 1994 e provavelmente haverá outra empolgação no Mundial de 2026. Beckham curtiu Los Angeles por uns tempos e, mais recentemente, Ronaldo Fenômeno, Pato e Adriano Imperador bem que tentaram desfrutar da aposentadoria na moleza da Flórida. Não emplacaram, mas mostraram um caminho que Neymar já declarou que gostaria de experimentar.
Se bem que descanso é o que não falta ao jogador do PSG.
Quem detonou a Bastilha? O Marquês de Sade, ora... • Por Roberto Muggiati
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O povo unido contra a Bastilha |
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Sade ajudou a insuflar os parisienses |
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Peça de Peter Weiss: A perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat |
Mais um 14 Juillet, não chega a ser uma data redonda, 234 anos desde que cidadãos parisisenses revoltados pegaram em armas e destruíram a prisão-símbolo do autoritarismo e da opressão. Aproveito para contar uma história que só mais recentemente os historiadores trouxeram à tona. Uma pessoa de dentro da Bastilha exerceu um papel determinante para a invasão e derrubada do presídio: o Marquês de Sade, que ocupava lá uma pequena cela. Em 2 de julho de 1789, a turba enfurecida já rondava o prédio e as autoridades reforçaram a segurança. Transformando em megafone um funil de metal usado para despejar o esgoto de sua privada, Sade foi à janela e começou a berrar para o populacho por entre as grades que os carcereiros assassinos estavam torturando e degolando os prisioneiros, a maioria deles gente de bem que se opunha politicamente à monarquia. Em represália, o comandante da Bastilha o despachou, “nu como um verme”, para o asilo de loucos de Charenton, lacrando a cela com seus pertences, pelos quais Sade chorou “lágrimas de sangue”: “Mais de 100 luíses de móveis, algumas obras e – o irreparável – quinze volumes de meus manuscritos.”
O diretor do asilo de Charenton, Monsieur de Coulmier, considera o teatro uma excelente forma de terapia e constrói um palco com uma arquibancada de 40 lugares. Sade encontra aí uma oportunidade para exercer seu talento de escritor. Parisienses chiques disputam os lugares destinados aos pacientes. O episódio inspiraria, em 1963, a peça de Peter Weiss A perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat encenado pelos internos do Hospício de Charenton sob direção do Senhor de Sade, abreviado para Marat/Sade, que eu tive o privilégio de ver em sua estreia em 1964 na Royal Shakespeare Company em Londres, com Patrick Magee no papel de Sade e a estreante Glenda Jackson como Charlotte Corday. Shakespeare, que fazia 400 anos, adorou..
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quarta-feira, 12 de julho de 2023
terça-feira, 11 de julho de 2023
O Glorioso, de Biriba a Tiquinho • Por Roberto Muggiati
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Biriba entra em campo. |
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A pose ao lado do time formado |
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Carlito Rocha e Biriba. Fotos Manchete Esportiva e Arquivo Botafogo |
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Tiquinho. Foto Victor Silva/Botafogo |
A Estrela brilha de novo. A conquista do campeonato carioca de 1948 foi marcada – e segundo alguns devida ao cachorro Biriba. O vira-lata, que pertencia ao zagueiro reserva Macaé, invadiu o gramado no 10x2 dos aspirantes do Botafogo sobre o Madureira, como se comemorasse a vitória. O carismático Carlito Rocha, presidente do clube, adotou o cachorro de pelagem alvinegra como mascote do time. Biriba passou a comparecer a toda partida. Quando o Botafogo estava atrás no placar, Carlito o soltava no campo para interromper o jogo. Nas vezes em que isso aconteceu, o Botafogo acabou virando a partida.
Passados 75 anos, os dias de glória estão de volta. O herói desta vez é um craque também com dois “i”s no nome, Tiquinho Soares. Artilheiro do Brasileirão, ele comanda a impressionante arrancada do Botafogo, dez pontos à frente do segundo colocado, com um aproveitamento de 85% em 14 jogos, com 12 vitórias e duas derrotas. Nem a saída do técnico português Luís Castro abalou o time, que vem de uma vitória fora de casa sobre o Grêmio, seu principal concorrente. Aos 32 anos, o paraibano Francisco de Chagas Soares dos Santos rodou o mundo antes de surgir, aparentemente do nada, no Botafogo. De times do Nordeste passou pelo Pelotas, jogou em clubes de Portugal, no Tianjin Teda da China e no Olympiacos da Grécia. Chegou ao Glorioso como um estranho no ninho, trazido pelo treinador Luís Castro, que o conhecia do futebol português.
Em torno de Tiquinho, outras estrelas iluminam a equipe em que tudo parece dar certo: o goleiraço Lucas Perri, que botou Gatito no banco; o megazagueiro Adryelson, Tchê Tchê, Di Placido, Luís Henrique, Carlos Alberto, Eduardo e o dançarino Segovinha. Vai ser difícil um time desbancar este Botafogo encantado. O segredo? Mais é menos, o lema do minimalismo. Na contramão da chatíssima posse de bola espanhola, o Botafogo investe apenas no golpe certeiro, com uma eficácia fatal. Como nos dez gols do artilheiro de 1m87, Tiquinho, que joga um montão.
Deu no G1: esqueleto volta a ameaçar Floresta da Tijuca
Matéria do G1 mostra prédio abandonado na Floresta da Tijuca. Em 1954, empreendedores conseguiram licença do então Distrito Federal para invadir um santuário verde do Rio de Janeiro. Não havia consciência ecológica aqui no Bananão, embora em certas regiões da Europa e nos Estados Unidos parques florestais já fossem instituições protegidas.