quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Fotomemória da redação: na "sala de crise" da Fatos & Fotos

Redação da Fatos & Fotos em 1982. Ney Bianchi, Daisy Prétola, José Esmeraldo e Aldo Wandersman,
quatro entre centenas de jornalistas que cumpriram um tempo de serviço na Fatos & Fotos
ao longo dos 25 anos de existência da revista.  Foto: Acervo bqvMANCHETE

A Fatos & Fotos foi lançada em fins de 1960. A edição regular, semanal, durou 25 anos. Na segunda metade dos anos 1980 e ainda na década de 1990 ia para as bancas em edições esporádicas, especiais. 

A revista tinha uma curiosa característica: entrava em crise quando estava bem feita e vendendo nas bancas e criava problema quando encalhava ou publicava alguma matéria que desagradava os padrões da Bloch.

A crise por vender bem se explicava: a semanal F&F, por manter uma tabela de anúncios mais baixa e preço de capa idem, não podia concorrer ou ameaçar o carro-chefe da editora, a Manchete. Estabelecia-se um teto não verbalizado de "sucesso". A crise por publicar reportagens "fora do padrão" da empresa também tinha uma explicação: havia mais liberdade de pautas, a revista estava um pouco mais distante do radar da direção, que acompanhava muito de perto a principal semanal da casa, a Manchete.

Era essa liberdade casual que, às vezes, surpreendia a Bloch. Valia a pena aquele tipo de "crise. Quase sempre, o que dava merda eram as matérias de bom conteúdo jornalístico, fora da caixa e menos "comportadas".

Talvez por isso, muitos ex-F&F admitem que, apesar de tudo, restaram bons momentos a recordar naquela redação. Para os muitos editores que por lá passaram, era vital a habilidade de gerenciar crises e principalmente sair delas sem baixas, o que, obviamente, nem sempre era possível. A rotatividade era alta naquelas mesas. Mas, com o tempo, a equipe aprendia a enfrentar o caos sem sentar no meio fio e chorar lágrimas de crocodilo, como dizia Nelson Rodrigues.

Um comentário:

bqvMANCHETE disse...

Mensagem do jornalista David Jr. enviada por email a José Carlos Jesus e repassada ao blog.

"A materia da F&F, retrata a cara da Bloch.
Esse tipo de lembrancas, por vezes, deve ser publicada. Parabens!"
David Jr