terça-feira, 14 de novembro de 2017

Tristeza na Itália: a Azurra pede desculpas e cai...

O goleiro Buffon, uma lenda italiana, encerraria a carreira na Copa da Rússia. Os dois jogos contra a Suécia
(0X1 e 0X0) anteciparam a despedida. (Foto de Valerio Pennicino/Getty Images/FIFA






por Niko Bolontrin

Itália fora da Copa da Rússia é o tema dos jornais da Bota, hoje. A desclassificação é tratada como um drama. Antes, a Azurra só faltou às Copas de 1930 (optou por não participar) e de 1958, quando não se classificou. Há alguns anos a Itália não se apresenta com um grande time, mas fará falta na Rússia. O país tem paixão por futebol, é tetra, e sua seleção costuma se agigantar nos Mundiais. Para quem é supersticioso, aí vai o lado bom da notícia: em 1958, quando a Azurra não foi à Suécia, a seleção brasileira conquistou sua até hoje única Copa em território europeu. Napoleão e Hitler não conseguiram conquistar Moscou. Quem sabe não é a vez do "general" Tite?

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Discordo com a observação de que Napoleão não conquistou Moscou, se não conquistou, invadiu Moscou incendiada pelos russos que a abandonaram. Napoleão conquistou uma cidade em chamas e nela não ficou porque a sua coroa ,em Paris, estava prestes a
ser derrubada. O erro militar foi ter autorizado a retirada da La Grand Armé de Moscou, quando poderia aquartelar o seu exército na cidade, mesmo em chamas, ainda oferecia abrigo seguro para os soldados. Preferiu enfrentar a neve e o frio que matou 2/3 mais ou menos de seu fantástico exército.

J.A.Barros disse...

Hitler chegou às portas dessa cidade, mas a coragem, valentia do soldado russo e o frio impediram que esse desastre viesse acontecer. O soldado russo e as mulheres, como soldados, viraram tigres ferozes, que só paravam de lutar quando abatidos por balas alemães. O soldado russo foi o grande herói de uma das maiores batalhas, da história do mundo, travadas no solo russo. O mundo ocidental não divulga e conta as histórias – milhares delas – das lutas e batalhas travadas pelos russos, com poucos recursos em armas, partiam para cima das artilharias alemães com paus e pedras conseguindo deter as ondas invasoras nas fronteiras de guerra. A cinematografia russa já está realizando filmes que contam essa tragédia militar. Filmes que contam o heróismo das mulheres russas em ação de combate em várias frentes de batalha. É uma epopéia essa guerra na Russia. Uma epopéia que dignifica o soldado russo lutando e morrendo para defender a sua terra.