terça-feira, 28 de março de 2017

Manchete 65 anos: os arquivos desaparecidos da MPB e as fotos infinitas enquanto durem


Reproduções da edição especial Manchete 45 anos

No dia 23 de abril de 1952, Manchete N° 1 chegou às bancas. Em agosto de 2000, a Bloch foi à falência e a revista deixou de circular com periodicidade semanal. Ainda voltou às bancas através da Nova Bloch, uma heroica mas difícil iniciativa de um grupo de funcionários que em regime de cooperativa tentou recriá-la por um período.

Depois, quando o empresário Marcos Dvoskin adquiriu o título em leilão realizado pela Massa Falida da Bloch Editores, foram produzidas, ao longo da década de 2000, edições especiais de Carnaval realizadas por equipes experientes formadas na antiga Manchete.

A partir de hoje e nas próximas semanas, este blog se inspira nos 65 anos que a revista faria em abril e destacará, sem lei e sem ordem, apenas com o que vier à memória da ex-redação, alguns fatos e especialmente fotos que marcaram a trajetória da Manchete.

As duas fotos acima são históricas e exclusivas. São dois momentos da MPB. Infelizmente, os originais dessas imagens estariam em lugar incerto, arquivados ou destruídos em algum galpão não sabido desde que o acervo de milhões de fotos que pertenceram à Bloch foi leiloado. A lenda urbana especula que o arquivo teria sido revendido secreta e discretamente para um grupo de mídia.

Mas essa é apenas a lenda que estimula o mistério da importante memória fotográfica desaparecida.

Voltando às duas reproduções acima: a foto do alto, colorida, é menos conhecida. Manchete reuniu as principais estrelas da MPB, em 1967, em São Paulo, em pleno clima do Festival da Canção daquele ano. Estão aí reunidos Gil, Caetano, Nara, Roberto Carlos, Vandré, Nana Caymmi, MPB-4, Sidney Miller, Os Mutantes Rita Lee, Sérgio e Arnaldo Batista, Marília Medalha, Chico Buarque e Sérgio Ricardo. Infelizmente, não foi possível identificar o autor dessa bela cena então creditada à "equipe".

Já a foto em preto e branco é famosa. Foi reproduzida em livros e documentários. Foi feita em agosto do mesmo ano, 1967, pelo fotógrafo da Manchete Paulo Scheuenstuhl no terraço da casa de Vinicius de Morais, no Jardim Botânico, Rio. Grandes nomes da MPB então se reuniam para organizar um movimento de revalorização do Carnaval, especialmente das marchinhas. Aí aparecem, entre outros, Edu Lobo, Tom Jobim, Caetano, Capinam, Paulinho da Viola, Zé Keti, Francis Hime, Chico Buarque, Braguinha, Vinicius, Dircinha Batista, Torquato Neto, Eumir Deodato.

Manchete foi o único veículo cobrir aquela reunião que resultou na foto histórica.

Imagem infinita enquanto dure, como Manchete escreveu parodiando Vinicius.

Um comentário:

Edna disse...

Li no Globo há uns meses uma reportagem sobre o desaparecimento do arquivo de fotos da Manchete. Achei um absurdo que tantos órgaos do governo para cuidar de memória e deixaram que isso acontecesse. Filmes, programas antigos de TV e rádo, tudo aqui se perde.