Museu da Fotografia de Fortaleza abriga 2 mil trabalhos. Foto Celso Oliveira |
Foto Marc Ribaud/Fundação Paula e Sílvio Frota |
Foto de Henri Cartier-Bresson/Fundação Paula e Sílvio Frota |
por Matheus Ribeiro (para a Tribuna do Ceará)
A região Sudeste do Brasil está deixando de ser a única referência em cultura e fotografia do país. No próximo sábado (11), o Ceará recebe a primeira exposição de fotos no novo Museu da Fotografia de Fortaleza. Na ocasião, serão expostas obras da coleção fotográfica do colecionadror de arte Silvio Frota.
A coleção abrange dois séculos de história da fotografia nacional e estrangeira, em 2 mil trabalhos unidos em um único espaço, que será aberto ao público.
Uma das principais características da coleção são as séries de fotojornalismo e a seção que foca o período da ditadura militar. Para o colecionador, esses artigos contam uma história surpreendente do país.
LEIA MAIS NA TRIBUNA DO CEARÁ, CLIQUE AQUI
2 comentários:
Uma ótima iniciativa. Os fotógrafos torcem para que além da exposição do importante acervo próprio o novo museu promova exposições de fotojornalistas brasileiros. A fotografia precisa de mais espaço para chegar às gerações da selfie. Como diz Sebastião Salgado, fotógrafos fazem fotografia, celulares fazem imagens. Um é arte e jornalismo outra é diversão e entretenimento.
Bela foto do mago Bresson, clássica e feita atrás da Saint Lazare. Parabéns ao colecionador pela iniciativa de montar um museu no Ceará. Não é comum, no Brasil, infelizmente, um empresário assumir o papel de Mecenas da cultura. Bem que podia ter mais que ajudariam na memória e na educação de gerações futuras. Repito, está de parabens o sr Silvio Frota.
Postar um comentário