Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
terça-feira, 14 de março de 2017
Fotomemória da redação: nos anos 60, fotógrafos da Manchete posam a rigor no estúdio da Frei Caneca
A Bloch ainda não estava no prédio da Rua do Russel quando alguns fotógrafos da Manchete fizeram a rara pose acima para uma edição especial. Pena que a foto foi publicada sem legenda e não foi possível identificar todos.
A cena - todos vestidos a rigor - foi registrada aí pela metade dos anos 1960.
Em nome da Fotomemória, vale tentar identificar os possíveis protagonistas da foto.
O primeiro à esquerda é o Paulo Scheunstuhl (veja, abaixo, a correção). Na sequência, sobre a escada, fila de trás, Antonio Trindade. À frente dele, Juvenil de Souza. À esquerda de Trindade, Sebastião Barbosa. À esquerda da modelo, Nicolau Drei. Acima dele, flash na mão esquerda e câmera encobrindo o rosto, Orlando Abrunhosa. O fotógrafo que aparece ao lado do Drei, erguendo o flash, é o Domingos Cavalcanti. Faltam duas identificações: a do fotógrafo que está agachado; e o que aparece, apenas o rosto, atrás da modelo.
Esta Fotomemória fica em aberto caso alguém de melhor memória conclua as identificações.
ATUALIZAÇÃO: Nélio Barbosa Horta, brilhante diretor de Arte que atuou no Jornal do Brasil e em várias revistas da Bloch, entre as quais a Fatos & Fotos, EleEla e Pais & Filhos, corrige e amplia (abaixo) as identificações da foto. O blog agradece.
"Espetacular Fotomemória: lembro de quase todos eles, grandes amigos, grandes profissionais. O primeiro, à esquerda é o Antônio Rudge, depois o Trindade, o Souza, o Orlandinho, o Nicolau Drey e o Domingos Cavalcanti. Os outros, não consegui identificar. Estúdio da Frei Caneca, onde tudo começou. Velhos tempos, belos dias..."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Espetacular Fotomemória: lembro de quase todos eles, grandes amigos, grandes profissionais. O primeiro, à esquerda é o Antônio Rudge, depois o Trindade, o Souza, o Orlandinho, o Nicolau Drey e o Domingos Cavalcanti. Os outros, não consegui identificar. Estúdio da Frei Caneca, onde tudo começou. Velhos tempos, belos dias...
Postar um comentário