Unidos, torcedores cariocas agitaram bandeiras e tocaram hinos de todos os times em protesto em Ipanema contra a privatização do Maracanã. Com os governos federal e estadual gastando bilhões na modernizaçao do estádio - após a lamentável e apressada desfiguração de um bem tombado - o temor agora é que empresários sejam beneficiados sem investir um tostão (como é regra fácil e escandalosa na boa vida das concessões) e o futebol e os clubes sejam prejudicados. Os torcedores não esquecem, por exemplo, que estádios construidos para a Olimpiada, como a Arena, na Barra, tornaram-se praticamente proibitivos para receber eventos de esportes olímpicos, como jogos de vôlei, diante dos preços cobrados pelo concessionário. O Maracanazinho, ainda público, tem sido a opção para que o Rio receba importantes toneios. A Arena virou principalmente casa de show. A preocupação dos torcedores é que, privatizado, o Maracanã passe a ter uso estritamente comercial com preferência para receber circos, shows, eventos religiosos, patinação no gelo, motocross, rali automobilstico de demolição etc, em detrimento dos jogos de futebol. Outra consequência da privatização é a tabela de preços. Com a abertura de espaço para camarotes e lugares mais caros sem, até aqui, qualquer previsão de setores populares semelhantes à antiga geral, o povão será, junto com os clubes tradicionais, literalmente enxotado do novo Maracanã caso venha a acontecer, como prevista, a doação, que na prática é, do estádio a um empresário. O movimernto "O Maracanã é Nosso" chega às ruas e promete lutar nos próximos meses contra o fim de um tradição do carioca: ver o seu time do coração no espaço que é maior referência do futebol mundial.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Por que não lutar por outros objetivos como : "A Saúde e Nossa" ou a "Educação é Nossa". O Maracanã? Tanto faz ser público ou privado vai continuar a ser sempre um estádio de Futebol. Ele não modifica nada no comportamento social e muito menos na economia do estado ou do município. Vamos lutar por outros ideais muito mais importantes que modificam uma sociedade e transformam os homens em cidadãos saudáveis e letrados. Enfim homens preparados para ajudarem a fazer o seu país crescer.
Postar um comentário