quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pesquisadores brasileiros ligam ônibus na tomada

Foto Divulgação
O turminha de mentalidade colonizada neo-liberal deve está inquieta com a informação de que o Brasil - que investiu em pesquisa, nos últimos dez anos, mais do que nos 500 anteriores - desenvolveu uma vacina inédita contra esquistossomose. Como assim?  Não é melhor pagar royalties ao laboratório de primeiro mundo e deixar que o Brasil se preocupe em produzir cocares mais coloridos? Assim pensa a triste quadrilha empresarial e política que combate qualquer avanço social ou econômico como se fosse uma ameaça aos seus feudos. Mais inquieta ainda ficará a gangue com a notícia de que o Brasil é um dos poucos países que já dispõe de tecnologia viável, não é ficção científica, para o ônibus elétrico. Uma parceria entre a Coppe/UFRJ, que "horror", diriam, "uma instituição pública???-  e a empresa brasileira Tracel desenvolveu um ônibus híbrido movido a hidrogênio e energia elétrica, com capacidade para 70 passageiros. Mais silencioso que os movidos a diesel, o ônibus tem autonomia para 500km, dispõe de internet sem fio e tomadas para que passageiros possam carregar seus aparelhos eletrônicos. O protótipo é uma atualização de um modelo lançado pela Coppe em 2010. De acordo com o diretor-executivo da Tracel, José Lavaquial, a tecnologia já está pronta para ser vendida para empresas de transporte urbano ou fabricantes de ônibus.

3 comentários:

Wilson disse...

tem uns caras aí, a maioria esvreve em jornal, uns infelizes, acham que tudo tá uma merda, que o Brasil é feito à imagem desses picaretas. Não é. tem gente que trabalha, cria, vive, e até trepa, coisa que esses cronistas partidários e que puxam saco do patrão já não fazem, a não ser com os das suas mesmas espécies, talvez.

debarros disse...

Há 30 anos que cientistas brasileiros vem na Fio Cruz, desenvolvendo essa vacina. Que as glórias das suas descobertas sejam creditadas a eles e não a políticos venais e corruptos que encheram os partidos e as casas legislativas. Além do onibus, o carro elétrico também foi desenvolvido e alguns protótipos rodam como taxi nas ruas de São Paulo. Esse Pais não precisa de partidos e políticos safados. Deem educação e saúde ao brasileiro e ele romperá as nuvens do atraso e do analfabetismo que alguns partidos políticos insistem em manter.

Wilson disse...

O governo de FHC investiu perto de zero em pesquisa. Era especialista em vender não em pesquisar