terça-feira, 26 de junho de 2012

Site da revista LIfe tem canal de foto raras

por Gonça
Se a era de ouro das revistas ilustradas passou, os leitores não perderam o gosto por fotos. Ao contrário, essa preferência ampliou-se nos jornais, em sites e, principalmente, na mídia social. Vale visitar o site da Life, uma gigante no gênero. Usando seu enorme acervo, a Life criou álbuns de fotos raras. Kennedy, Marilyn Monroe, Elvis Presley, guerra da Coréia, bastidores de Hollywood etc são mostrados em fotos inéditas, a maioria em preto e branco. No momento, entre outros temas. o site exibe fotos coloridas de antes e depois do dia D, a épica invasão da Normandia pelas tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial.
As tais fotos raras são, na verdade, cenas que por um motivo ou outro a revista não usou naquele momento. Eram as "sobras", como as redações chamavam o material não publicado que ia para os arquivos. Era "sobras" naquele momento, mas poderiam ser fundamentais anos depois e eram sempre essenciais para a memória de todas as épocas. É bom lembrar que a famosa foto de Che Guevara, aquela que estampou camisetas no mundo inteiro estava nos contatos que o fotógrafo Korda entregou à redação do Granma mas não foi aproveitada em um primeiro momento. Guardar todas as "sobras", além das publicadas, era a norma na Manchete e em todas as revistas da extinta Bloch. Por isso, seu acervo em cores e preto e branco  - hoje oficialmente desaparecido - ocupava todo um imenso andar do prédio do Russell.
Tudo isso para dizer que a chegada da tecnologia fotográfica digital pode ter um impacto, no futuro, em termos de preservação da memória. A política de pelo menos uma grande editora de revistas no Brasil é deletar todas as fotos não publicadas. São guardadas na memória do sistema apenas as duas ou três editadas, em média, entre cada leva de 100 ou duzentas, às vezes até mais, imagens feitas usualmente por um fotógrafo em determinadas coberturas. O resto, segundo a política de economizar megas e gigas, simplesmente desaparece.
O que quer dizer que o que a Life está fazendo - mostrar seus fantásticos arquivos, e ainda, imagens inéditas desses acervos - tende a ser impossível às publicações atuais.    
Visite o site da Life. Clique AQUI 

Nenhum comentário: