por de Barros
A crônica de hoje do escritor Carlos Heitor Cony no jornal “Folha de São Paulo, na última página do caderno “Ilustrada”, falando sobre um musical na Broadway, “Porgy and Bess”, além de lembrar o nome de Gershwin como seu autor e como um dos seu preferidos, faz referencia a outros músicos compositores como Nacio Herb Brown, Cole Porter, Jerome Kern e Irving Berlin. Está magistral. E veio reafirmar a minha opinião sobre a música norte-americana. Por que estou trazendo a opinião de um escritor brasileiro sobre a música dos EUA? Há alguns anos tive uma enorme discussão com um jornalista “progressista” porque ele comentava, enraivecido, contra músicos americanos, que, na sua opinião vinham ao Brasil visitar as Escolas de Samba para "roubarem" as nossas músicas. Na verdade, ele queria dizer que roubavam o nosso samba. “Os progressistas” criavam assim um novo “slogan” patriótico com a frase: “O Samba é Nosso". A idéia desse jornalista me pareceu tão ridícula e tão sem estrutura lógica que parti para cima dele – não com socos e ponta-pés – mas com tal virulência verbal que depois de ficar mais calmo me arrependi de tanta agressividade. Até porque ele não teve nenhuma reação agressiva. Abaixou a cabeça e em silêncio permaneceu. Não sei se por me dar razão ou por achar que não deveria dar continuidade a esse atrito de opinião e resolveu não polemizar. Anos depois, Carlos Heitor Cony, na sua crônica, veio dar razão à minha opinião sobre a música americana, que considero realmente muito boa. Diante de compositores da qualidade dos citados pelo escritor porque os americanos viriam ao Brasil roubar o samba que é tão identificado com nosso país? Diante da atitude desse jornalista ”progressista” entendi que esse pode ser o pensamento políticos deles, mas que chega ao absurdo e algum momento ele deve ser contestado. Será que “Moonlight Serenade” foi roubado de algum samba ou mesmo “Rapsody in Blue”? Sem precisar lembrar “Night and Day”? Será que roubaram “Aquarela do Brasil”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário