Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
O "caos aéreo" que não decola na mídia e não rende auê editorial. A foto, excelente, já é a denúncia.
Existe um "caos aéreo" que é pouco explorado pela mídia. É o "caos" privado, promovido pelas próprias empresas aéreas (grandes anunciantes) e que não tem nada a ver com aeroportos. Se o Brasil quiser receber bem os turistas que virão para a Copa e Olimpíada e, mais do que isso, atender com decência aos passageiros de rotina, deve modernizar e construir aeroportos e encarar também essa "herança" neoliberal dos tucanos: a desregulamentação do serviço de transporte aéreo e a privatização da "fiscalização" com a implantação das tais agências. As companhias fazem o que querem, cancelam vôos a qualquer hora, usam tripulação acima das horas legais (como já foi denunciado), alteram rotas em curso ( o passageiro otário compra um vôo Rio-Natal, por exemplo, e vai parar em BH, Brasília, onde troca de avião, e Fortaleza. E as companhias nem se dão ao trabalho de explicar. A cena acima - um cidadão indignado diante do balcão prepotente de um companhia - é comum, sem chuva, com chuva, com aeroporto vazio ou superlotado. Mas é pouco divulgada. Qualquer passageiros tem histórias para contar de momentos em que os aeroportos estão em calmaria e o bicho está pegando no check-in. A matéria aí reproduzida está no site de O Dia. A foto, simbólica, é de Oswaldo Prado, da Agência O Dia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quem gerência os aeroportos no Brasil?
A Infraero gerencia aeroportos. Check-in, vôos, cancelamento de vôos quando o tempo está aberto e o ceú de brigadeiro, fusão de vôos para aumenbtar o lucro e os passageiros que se danem, tudo isso é por conta das companhias aérea. Esse é o "caos' que a mídia minimiza.
Postar um comentário