segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os cariocas foram enganados... Não esqueça isso quando for à urna

A verdade é que os cariocas foram miseravelmente enganados pelo governo do estado. Primeiro, anunciaram a reforma do Maracanão, um símbolo mundial tombado pelo patrimônio. Era mentira. O Maracanã, pelo que se viu, foi posto abaixo, ficou só a carcaça e até a cobertura dançou. Na verdade, todas as especificações do velho estádio objetivam preparar o filé para a privatização. A Fifa tem exigências, mas nenhuma delas obrigou a demolição do Maraca. Está nas ruas, é best-seller, o livro "A Privataria Tucana", que trata das nebulosas vendas de empresas no fim dos anos 90. Só que a privataria continuou, sob governos de vários partidos, em estados e na esfera federal. Mesmo as concessões que tinham prazo de vencimento - momento em que se abriria novo leilão com o objetivo de arrecadar mais para e corrigir pelo menos em parte as tramóias denunciadas pelos documentos do livro "A Privataria Tucana" - são prorrogadas com base em adendos nos contratos sem novas licitações. As concessões se transformam em capitanias hereditárias com prazo de validade quase secular. No embalo da enganação, o governo do Rio planeja agora destruir os estádios Julio Delamare e Célio de Barros para dar lugar a shoppings e edifícios de estacionamento. Tudo, dizem, para tornar mais "atraente" a privatização, ou "doação", do complexo. O Maracanazinho, por enquanto, escapa. Informa-se que será reformado para receber shows. O esporte, vê-se, fica em último lugar. Não há segurança nem mesmo de que clubes como Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo consigam jogar futuramente no Maracanã. Vai depender das taxas a serem cobradas pelo concessionário. Se este achar, por exemplo, que ganhará mais dinheiro promovendo shows, encontros religiosos e carnaval fora-de-época no anel do estádio, o futebol ficará como segunda opção. Basta lembrar que um ginásio moderno construido para o Panamericano foi privatizado e transformado em casas de shows. São tão altas as taxas cobradas que o local ficou proibitivo para o esporte. Jogos das seleção masculina e feminina de vôlei usaram o Maracanazinho, ainda viável. Depois de privatizado, pode seguir o mesmo rumo.     

Um comentário:

debarros disse...

E votar em quem? No PT dos mensalões? No PT dos "aloprados"de Sã Paulo? Meu caro gonça. Num pais que a Justiça se tornou a instituição mais corrupta que se podia imaginar? A Justiça, um dos mais nobres poderes da democracia é hoje vilipendiada e arrastada a vala dos esgotos pelos seus pares desonestos, safados, corruptos e mal caracteres.
Votar em quem meu caro gonça. Na presidente que corta tranquilamente 8 por cento do aumento dos aposentados que ganham acima do salário minímo?
Meu caro gonça. Ninguém de colarinho branco vai pra cadeia neste infeliz pais.
E muito menos a tucanada que roubou o Brasil nos oito anos que o governou. Mas, ainda dá tempo de se tentar corrigir esses erros. O pT poderia entrar com uma ação demolidora contra esses canalhas provando esses roubos e botá-los na cadeia, que é o que eles merecem. O PT, esse grande partido do povo e para o povo poderia tomar essas punições nas mãos e desencadear esse processo justiçando esses canalhas. O PT, esse grande e poderoso partido,poderia fazer isso tranquilamente, afinal é o partido do governo.