sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tecnologias à parte, onde foi parar a verdadeira memória das redações?

por JJcomunic
Circula no Facebook um relato sobre uma matéria que foi ao ar na TV Globo. A propósito dos motivos que levaram ao desabamento dos prédios da Av. 13 de Maio, no Rio, uma senhora fez uma revelação à repórter. Ela conta que, há cerca de 30 anos, o prédio maior, aquele que na queda arrastou os outros, sofreu uma inclinação de um palmo durante as obras do metrô. Segundo a mulher, na época, a construtora  optou por apenas encher de cimento o vão que separa o prédio em risco do edifício vizinho. Ou seja, não teriam escorado as fundações. "E a imprensa devia saber de tudo porque vocês estavam lá", finalizou diante de uma repórter que ficou sem resposta. As redações modernas estão equipadas com  bancos de dados e mecanismos de buscas. Certamente, as matérias feitas na época estão lá, digitalizadas. Mas e aí? Quem lembrou de buscar essa informação crucial em um momento que se especula sobre as causas do desastre? Ninguém. Nessa caso, a redação dependeria da memória e dos neurônios de um velho repórter ou editor que, tal como a senhora moradora do Centro da cidade, lembrasse do fato. Velhos jornalistas são espécies raras em muitos veícuos. Políticas de RH, como a que vigora em O Globo, por exemplo, mandam para casa profissionais que completam 60 anos. Aqueles que eventualmente permanecem trabalhando o fazem como "colaboradores", deixam a rotina das redações. Trata-se de um comportamente empresarial mais frequente no Brasil do que em redações americanas ou europeias, onde é comum a atuação rotineira de profissionais acima dos 60.
A informatização é eficiente mão não toma a iniciativa de relembrar um fato que pode ser esclarecedor durante uma cobertura crítica como essa da tragédia carioca. O computador precisa ser acionado por alguém. Faltou, nesse caso,  o"alguém: o experiente repórter que trabalhou na época. Há muitos, ainda, por aí, na faixa dos seus 60 anos, alguns em assessorias, outros em atividades diversas. Mas os jornais os dispensaram cedo demais. Preferem adotar um jornalismo exclusivamente de "calças curtas", quando mesclar os bons, jovens ou velhos, seria o caminho mais inteligente.        

2 comentários:

debarros disse...

O interessante nessa observação, em que põe a descoberto a política das empresas brasileiras de demitir seus profissionais ao atingirem a idade de 60 anos, é evidenciar a falta que esses profissionais de nessa idade acabam fazendo nos trabalhos dessas empresas. Mas parece que essa linha política de empregos não é a mesma seguida em outros paises. Haja visto a idade dos astronautas que viajaram para o espaço cósmico próximos dos quarenta anos. Nas empresas jornalísiticas vamos encontrar profissionais em plena atividade com mais de 60 anos.O Brasil não sabe nem copiar comportamentos gerenciais de empresas estrangeiras. Quando copia, copia errado.

Rick disse...

Qualé a dúvida, jornalista hoje é tudo mauricinho