quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tiraram o plug da tomada (a turbina é paraguaia?). E quem vai indenizar o baby boom?


por Gonça
Até agora não se sabe a causa do apagão de ontem. Se foi um raio que o parta, se a água de Itiapu saiu pelo ralo, se um técnico tomou uma e outras e tirou o plug da tomada, se a turbina é paraguaia... Nos próximos dias, os especialistas e não-especialistas ouvidos por jornais e Tvs vão encher o saco com cacetadas de explicações. Já começaram. No último apagão, falaram que o pais precisava interligar o sistema para evitar problemas desse tipo. Hoje, diz a Folha, que a interligação das redes é boa, por um lado - uma região pode suprir a outra de energia, se necessário - mas, por outro lado, pode levar um curto localizado ao resto do pais. Vai rolar também uma exploração política do episódio: se a culpa é do governo ou das linhas de transmissão privatizadas. Ou das distribuidoras que não meteram a mão no bolso para construir linhas alternativas. A Folha diz que isso é inadiável mas custa caro e o consumidor deve escolher se quer segurança, com tarifa mais cara, ou risco de apagões. Pra começar, a tarifa que as distribuidoras cobram não é baratinha. ao contrário, descobriu-se agora que por conta dos contratos de concessão embolsam há anos, ilegalmente, bilhões dos consumidores. Bom, aqui em casa, ontem, foi noite de roça. Luz de velas, lanterna, pipoca, radinho de pilha ligado no final do jogo do Vasco, silêncio no alto-falante da comunidade aqui ao lado, hora de tentar checar pelo celular (depois de algumas tentativas, funcionou) se os filhos estão bem, de volta da faculdade e do trabalho. Hoje, o Procon avisa que quem teve prejuízo com aparelhos elétricos ou eletrônicos deve pedir indenização à concessionária da região. Isso, se sua geladeira, ou TV ou computador foram danificados. Mas quem vai indenizar, daqui a nove meses, o baby boom que vem por aí????. Veja a imagem, ou anti-imagem, de Ipanema vista da nossa janela, por celular, ontem.

3 comentários:

debarros disse...

Gente, me lembro como se fosse hoje. Aquele que não se oode dizer o nome, logo que tomou posse do governo convidou a senhora Dilma – comunista de carteirinha e delatora depois de levar porrada no DOPS – para ser Ministra das Energias dizendo pra ela : "Não quero apagão,no meu governo". Taí. O maior apagão que um país já sofreu, aconteceu ontem à noite, que durou mais de duas horas. Nem durante a segunda guerra mundial, a Alemanha, bombardeada dia e noite pelos esquadrões aéreos dos aliados, sofria apagão. As bombas caiam e a cidade de Berlim mantinha as suas luzes acesas, não só dos lampeões das ruas como das suas residências.
Aqui, no Brasil, cai um poste de luz de uma viela e pronto; falta luz para o resto do país.
Essa senhora que foi Ministra das Energias nãp tinha competência para exercer tal cargo. Não conseguiu prever que uma queda de um poste poderia causar um estrago que alcançaria todo o país. Não tem um sistema de segurança que impeça essa reação em cadeia e se tem porque não foi implantado? É claro que deve ter. Só os tolos e incompetentes não sabem de sua existência.

Shayenne disse...

A culpa do apagão é do Lula, claro! Onde já se viu dar condições a essa cambada de pobres para comprar ventiladores e até ar condicionado!!! Antigamente aqui na comunidade só tinha ar condicionado na minha casa e numas duas ou três. Agora tá cheio de barraco com ventilador e aqui pertinho também tem casa com ar. Aí chega de noite, todo mundo quer dormir no fresquinho e já sabe né? Apagão na certa.

Eli Halfoun disse...

Belo texto,Gonça.Como voce escrevbeu as autoridades falaram,, falaram e não disseram nada. E a gente continua no escuro,especialmente no que diz respeito a todas a verdades políticas que acontecem nos basdtidores. Os certamente condenáveis segredos dos "palácios" políticos são um breu bem pior do que esse apagão que esperemos não se repita.