domingo, 11 de dezembro de 2022

Mídia - Quando Telê perdeu a sua segunda Copa, a Fatos fez essa capa. Tite também é bi-perdedor. Mas, hoje, colocá-lo no alvo seria um risco. É se um CAC leva a sério e usa seu AR-15?


Uma velha capa, o mesmo desfecho. Em 1982, o Brasil perdeu a Copa do Mundo. OK, tínhamos um timaço com Zico, Sócrates, Falcão, Júnior... mas a Itália jogou muito melhor. O técnico era Telê Santana. Em 1986, novamente com Telê Santana, a seleção sucumbiu na Copa do Mundo do México com Zico, Sócrates, Júnior, Branco, Careca, Muller, Mauro Galvão, Falcão, Edinho....

Em 2018, Copa da Rússia, o futebol brasileiro fracassou sob o treinador Tite. Em 2022, com Tite de novo, veio o vexame da desclassificação para a Croácia. 

Repetir treinador perdedor não dá certo? Talvez. Com a derrota, Tite está recebendo as suas primeiras críticas. Desde que assumiu, a mídia não o havia contestado, ao contrário. 

Aliás, só duas pessoas podem se orgulhar de, nos últimos anos, não terem sido alvo dos jornalistas da grande imprensa:Tite e Paulo Guedes. O primeiro passou ao largo de qualquer contestação; o segundo tinha apoio por personificar uma política econômica inteiramente aprovada pelo "mercado" e pela mídia.  Os enormes esqueletos no armário do Guedes surgem podres e ele começa a receber as primeira críticas do baronato da comunicação. Tite entregou a rapadura no Catar e também virou alvo. 

Por falar em alvo, quando Telê desembarcou no Galeão, em 1986, deu de cara com essa capa da revista Fatos. Hoje, uma montagem dessas, além de politicamente incorreta, seria impensável. Com tanto maluco bolsonarista nas ruas, vai que um marginal CAC (sigla para Colecionador, Atirador Desportivo, Caçador) leve a ilustração a sério e descarregue a frustração e impotência no centro do alvo? Melhor ninguém arriscar.    

2 comentários:

Yuri disse...

O que incomoda são as copas perdidas que não seriam tão difíceis ganhar. Essa do Catar, por exemplo, Brasil com bons jogadores Brasil está bem.A de 1968 perdemos pique Zagalo, permitiram escalar um jogador que acabou de ter convulsão. Entrou em campo como um zumbi. A de 2006 dmfii de baixo nível. Brasil tinha gordos e campo e fará do campo muita festa à noite.

J.A.Barros disse...

Futebol, na minha opinião é associação ou Association, no entender na língua inglesa. Tudo bem, perdeu a primeira Copa e na perda, corrigir os erros cometidos, na convocação e preparação da nova Seleção. Foram corrigidos?, acredito que não. Cada convocação e em cada jogo em amistosos, nunca o mesmo time foi montado. Cada jogo, cada time diferente. Cheguei perguntar, nessa fase, se alguém saberia de cor os nomes dos jogadores titulares da Seleção. Ninguém soube responder. Me lembro muito bem, que na Copa de 70, João Saldanha, jornalista comentarista de futebol, aceitou o convite para ser o técnico da Seleção para a Copa e na noite, depois de ser indicado o técnico, João Saldanha, na entrevista com os jornalistas, em alta e firme voz, recitou o nome dos jogadores titulares que formaria a Seleção e foi com esse mesmo time, que no México, essa Seleção conquistou o Tri campeonato em Copa do Mundo. João Saldanha não foi o técnico presente na conquista em campo da Copa, mas estava presente na alma e nas intenções da queles jogadores que formaram uma das melhores seleções de futebol do mundo. Futebol é conjunto, é companheirismo, é saber intuitivamente onde se encontra cada jogador, no campo, para efetuar seu passe. Como exemplo, vamos citar o passe de Messi para o jogador, seu companbeiro, que fez o segundo gol da Argentina, depois do seu gol de pênalti. Ele nem olhou para a quem dar o passe, ele sabia onde estava o seu ala, no campo e a bola foi parar, certinha nos pés do jogador que categoricamente marcou o gol que definira o resultado do jogo. Futebol é isso.