quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Mídia não convocou fotógrafos brasileiros para a Copa




Não está fácil para ninguém. Pela primeira vez, os principais jornais brasileiros deixam de enviar fotógrafos próprios para a cobertura da fase de grupos e das oitavas de final da Copa do Mundo. Até aqui, O Globo, Estadão e jornais regionais têm adquirido material de agências internacionais. A Folha publicou há poucos dias foto assinada por profissional brasileiro, mas extra lance de jogo.  Os jornais optaram por enviar repórteres de texto.

É possível que, caso o Brasil avance para a semifinal, fotógrafos já credenciados embarquem para o Catar para a possível euforia final.

Reduzir equipes para cobertura de Copa do Mundo  é uma tendência que começou em 2006. Acentuou-se em 2018 e agora praticamente chega a zerar o número de fotógrafos brasileiros em campo nos estádios de Doha. Vários fatores são apontados, desde o fim de muitos veículos impressos a partir de 2000 à proliferação de imagens reproduzidas das redes  sociais e as finanças dis grupos. 

Fica a lacuna de fotos de lances dos jogos segundo o olhar dos fotojornalistas brasileiros. Por enquanto, os jornais optaram por comprar da AFP e da Getty Images, principalmente. Nenhum veículo brasileiro fez aquela que é até agora a foto do Catar que mais repercutiu no mundo: o voleio de Richarlison.

Atualização em 11-12-2022. Para não dizer que ficou zerado no uso de fotos de fotógrafos brasileiros, O Globo pública hoje uma foto de lance de jogo de André Durão/Mowa Press.

Nenhum comentário: