terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Publimemória: quando a propaganda ainda não valorizava a imagem dos craques do futebol

 



Reprodução Revista Manchete 1953.

Esse anúncio foi publicado na Manchete em 1953.  A propaganda não recorria muito aos  jogadores de futebol. Leônidas, nos anos 1930/40, foi o primeiro a anunciar produtos, inclusive o tradicional chocolate "Diamante Negro", marca inspirada no título que os radialistas lhe deram. Ademir Menezes, que anuncia aí o Gillette Tech, em modesta peça publicitária, não ganhou muito dinheiro fora do futebol, até porque a propaganda de itens de consumo era incipiente e só se ampliou no Brasil nos anos 1960, com o avanço da industrialização. Ademir era um craque, mas teve seu auge em uma época pós-derrota contra o Uruguai, na Copa de 1950, quando o Maracanazzo não era boa memória. Só após Pelé e os títulos de 1958 e 1962 a publicidade passou a utilizar com maior frequência a imagem dos craques de futebol.

No embalo da Copa do Catar, a TV e a internet exibiu muitos anúncios - a maioria de sites de apostas -  com jogadores de futebol: de Neymar a Dunga, Ronaldo Fenômeno, Paquetá Vinícius e outros. Até Galvão descolou um troco extra. Perder a Copa do Catar não ajudou a geração da fracassada Era Tite a entrar nesse agora milionário  mercado. Bem diferente dos tempos de Ademir Menezes.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Na década de 40 o Vasco, o grande time de futebol carioca, por suas conquistas de campenatos e por ter um time de grandes valores, Adhemir Menezes, Lelé, Chico, Jair da Rosa Pinto e outros, a Imprensa batizou esse time de : "Expresso da Vitória ". Em decorrência dessas vitórias e conquistas de campeonatos, centenas de pequenos times de Bairros foram criados com o nome de : "Expressinhos ".