quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Do Mídia Ninja - Torcer ou não pelo Marrocos

 





Por Cleizer Maciel

A grande sensação da Copa do Catar, a seleção do Marrocos, já deixou de ser tratada como zebra pelos seus adversários. Agora, especialistas também tratam de retirar o chamado coitadismo do país que tem, assim como diversos outros especialmente na região onde está localizado, o costume histórico de opressão e repressão violenta contra o regime.

Para um dos maiores especialistas do pais em Oriente Médio, professor  pesquisador de Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa na cidade de Sant´Ana do Livramento (RS), na fronteira do Brasi com o Uruguai, autor do documentário Um fio de Esperança: independência ou guerra no Saara Ocidental, a provocação necessária para  reflexão da geopolítica é imprescindível para conhecer um pouco mais sobre a realidade da região e entender que há muito mais entre o campo e a bola do que os olhos podem ver a respeito do Marrocos. O professor não demorou para fazer uma provocação nas suas redes sociais sobre a seleção do momento chamando a atenção para uma outra realidade que não é vista pela grande maioria dos povos do ocidente. 

O senhor crê que o resultado da seleção pode afetar a convivência nas relações internas do país?

Renatho Costa: Não no tocante ao povo do Saara Ocidental, pois ele já é silenciado e oprimido. Mas entendo que isso poderá afastar ainda mais dos holofotes internacionais o que ocorre no Marrocos, pois somente falarão do êxito da seleção e da alegria do seu povo. Uma propaganda positiva que tende a apagar ainda mais a causa saaraui.

É uma região que o senhor conhece bem. Desde sua última passagem pelo local, ocorreram mudanças ou a repressão e opressão ficou ainda mais acentuada?

Renatho Costa: A situação se tornou ainda mais tensa. Porque existe uma missão da ONU no Saara Ocidental que se chama Minurso. E esta lá para fazer um referendum para saber se os saarauis querem continuar anexados ao Marrocos ou a liberdade, mas nada é feito. Estão lá, desde 1991, e não podem apurar violações de direitos humanos. Há pouco mais de um ano, houve um enfrentamento entre os marroquinos e a Frente Polisario (que representa o povo saaraui militarmente) e quase reiniciou a guerra. As tratativas com a Minurso não avançam e talvez só reste a guerra mesmo.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK 

https://midianinja.org/news/ha-motivos-para-nao-torcer-para-o-marrocos/

Nenhum comentário: