domingo, 18 de dezembro de 2022

O ABC do Cataraço e a diferença que garra, habilidade e coragem fazem em uma Copa


Quando a seleção de Tite ainda estava comendo filé com fios de ouro no Catar (onde ocorreu o Cataraço, depois do Germanaço, do Belgicaço, do Croataço e do Maracanaço) circulou nas redes sociais o ABC acima sobre as seguidas derrotas dos brasileiros. Em 2026, o Brasil completará 24 anos sem Copa. Que tal apresentaro abecedario do fracasso? E reconhecer que a Argentina foi maior, Messi foi gigante.

Argentina- Tricampeã do mundo. "A" de Argentina trouxe o futebol de volta para a América do Sul.

Bélgica - carrasco di Brasil em 2018

Croácia - carrasco do Brasil em 2022. E "C" de Cataraço, a derrota e a arrogância injustificada da seleção brasileira. Nesse ponto, a arrogância da mídia esportiva que viu uma potência futibolístca no time de Tite baseada em estatísticas de um time que não enfrentava adversários fortes.  Muito ao contrário. 

Daniel Alves - como Tite não será o técnico, o lateral não será convocado para a Copa de 2026, quando estará com 44 aninhos. Mas, antes, ele dará entrevistas dizendo que "está pronto para servir à seleção". 

Estados Unidos - que não seja nosso adversário na próxima Copa. Em 1994, quase desclassificou o Brasil, lembram? Ainda do "E": a sekrt brasileira estava cheia de egos, a partir do treinador. Ficou claro que ego não ganha jogo.

Filé com ouro - Americano frita hamburger, chama de churrasco e passa pasta de amendoim em cima. Mas é possível que o Vale d Sicílio sirva picanha com lítio, mineral que nas próximas décadas tende a valer mais do que o ouro. Hoje, vendo a Argentina tri, os jogadores brasileiros devem ter entendido que a opção pelo clima "filé de fios de ouro" foi uma furada.

Gabigol - Terá 30 anos em 2026. Se ainda estiver na Gávea, a torcida do Flamengo promete fazer bloqueios nas estradas para garantir a convocação do jogador desprezado por Tite.

H - De horários dos jogos. A Copa de 2026 terá 48 seleções e será disputados nos Estados Unidos, canadá e México. Prepare-se para ter uma agenda de jogos, os horários das partidas vão varia muito a depender dos fusos horário. Canadá e Estados Unidos tem seis horários diferentes.. . 

I - De inútil. Tite.

J - Jair Bolsonaro será candidato a presidente em 2026. Terá, mais uma vez, apoio do Flamengo. 

K - Kylian Mbappé poderá, quem sabe, realizar na Copa de 2026 um sonho que não foi possível no Catar: ser finalmente marcado do Daniel Alves. 

L - Em 2026 não haverá "L" de Lula. O presidente já disse que se aposenta. Mas a Copa da América do Norte acontecerá sob sua gestão.

M - Marquinhos, com 32 anos, será o batedor de pênaltis oficial da seleção Brasileira nos Estados Unidos?

N - Neymar chegará à Copa dos Estados Unidos muito elogiado pela mídia. A maioria dos jornalistas repetirá que o Brasil não ganhará o mundial sem ele. Recuperando-se de contusões no metatarso, no cotovelo, no joelho, no adutor, nos meniscos, na panturraila e na coluna ele estará jogando, na época, no time B do Barcelona, onde Daniel Alves também treinará novamente.  

O - De ócio. Alguns jogadores da seleção brasileira merecem ser esquecidos, devem descansar, pedir pra sair. Diante da festa da torcida Argentina com o seu povo hoje fica claro que a maioria dos "amarelinhos" tem zero de conexão com a torcida. 

P - De Palmeiras. O jogador Endrick Felipe, 16 anos, foi vendido pelo Palmeiras para o Real Madrid, mas ficará no verdão até completar 18 anos. É promessa para a Copa de 2026. 

Q - De "qualé". Em vez de ligados na Copa vários jogadores brasileiros preferiram entrar na polêmica de "defender" Neymar e a carne com ouro. Usaram até coletivas para apoiar um sujeito que transforma a seleção em foco político.  Neymar desconcentra, atrapalha. Que essa tenha sido, como prometeu, sua última Copa.

R- O empresário Ronaldo Fenômeno será o presidente da CBF em 2026, coroando a campanha que iniciou no Catar, quando convidou jogadores para o filé de fios de ouro e foi figurinha fácil nos vestiário da seleção? Uma das primeiras peças de campanha foi a tatuagem gigante que Richalison fez nas costas com os rosto de Ronaldo e Neymar. Richarlison vacilou nessa homenagem apressada. Perdeu parte do prestígio que o Gil de voleio lhe deu.

- Sportv/Globo escala Tiago Leifert para treinar bordões para a Copa de 2026. O apresentador fará imersão com Galvão Bueno. Ainda bem que em 2026 não haverá exclusividade de uma rede apenas na transmissão da Copa. A FIFA já decidiu fatiar os direitos.

T -  Tite, milionário listado na Forbes, vai se especializar em palestras de auto ajuda. Ele promoverá "oficina" para jogadores  brasileiros preparando-os para ganhar da França, da Argentina, da Bélgica, da Croácia, além de ensiná-los a perder por até 4 X 1 da Alemanha. Nesta "oficina', Tite terá a consultoria do Felipão. 

U - De Urubu, o  Ninho do Flamengo. As famílias das vítimas do incêndio do alojamento dos jovens atletas protestam na porta do clube por anunciar contratação milionária de Neymar, sem que tenha indenizado as vítimas. 

V - Vancouver, Canadá, será uma das sedes da Copa de 2026. Se o Brasil jogar lá, saibam os torcedores que, na cidade, é proibido beber na rua. Não se trata de uma restrição religiosa, como no Catar, é paa evirtar poluição sonora e perturbação por parte de pinguços. É possível que as autoridades permitam bebida em parques. Nos Fifa Fun Fest haverá álcool à vontade. Na maioria das cidades dos Estados Unidos é proibido carregar bebidas sem "cobertura", mas protegendo a garrafa com um saco de papel pode-se beber à vontade. Os legisladores alegaram que expor bebida alcoólica seria induzir outras pessoas a encherem a cara.   

W - De Weverton, que deveria ter sido o goleiro titular no lugar o indeciso Alysson.

X - O ex-presidente da Itália, Silvio Berlusconi, agora dono do Monza, prometeu aos jogadores "um ônibus cheio de prostitutas cada vez que o seu time ganhar de adversários tradicionais como a Roma, Milan, Fiorentina etc. Marrocos, que venceu clássicos como Espanha, Portugal,  Bélgica e Croácia, lamentou que Mohammed IV, o rei do país africano, não tenha pensado na mesma gratificação em xanas.       

Y - De yankees. A Copa de 2022 é dividida entre três países. Mais ou menos. Na verdade, México e Canadá sediaram jogos da fase de grupos. Abertura, jogo final, encerramento festivo e fases principais ocorrerão no país do "futebol americano" jogado com as mãos e do soccer como aprlidam o verdadeiro futebol.

Z - Com vasta experiência em eliminar o Brasil em Copas, Zidane é candidato a treinador da seleção brasileira em 2026. Mas seja lá quem for o treinador vai precisar de uma mídia menos ufanista que não exagere ou fantasie os méritos da seleção brasileira, que praticamente chegou ao Catar sem ser testada pra valer. Deu no que deu, repetiu o fracasso de 2018. E se puder chegar um treinador que, pelo menos, não seja tão "superior", falando como se fosse um cientista da Nasa. Que o Brasil esqueça essa babaquice de "posse de bola" e troca de milhares emde passes laterais e achar que tudo isso é o máximo. A garra da Argentina, que em vários momentos chegou ao Gio com três ou quatro passes mostrou que craque e habilidade e dribles ainda decidem jogos.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Não basta Casagrande - em imemorável campanha contra o jogador de futebol, Neimar - investir diariamente, em qualquer oportunidade que lhe apareça, brutalmente, ignorantemente a desmoralizar, e a desacreditar o último craque brasileiro de futebol, Neymar. Esta insistencia, é tão forte e tão indignada, que me leva a crer que por trás dela, interesses ocultos a financiam. Gratuitamente, é difícilmente acreditar ou o sentimento de inveja incontido, é tão forte que ella tranborda de sua boca em cataratas sobre o chão. Afínal, como jogador de futebol foi um medíocre praticante deste esporte, sempre amparado pelo verdadero craque de futebol, Sócrates, que o alimentava de passes para fazer seus gols. Transferido para a Itália, fracassou redondamente. Esqueceu de levar Sócrates, para o ter como seu asistente e seus gol fazer. Infelizmente, descubro que amigos meus, ardorosos amantes do jogo de futebol, se abraçam a este falso jornalista, criado comentarista de futebol pela TV Globo - hoje despedido por esta estação de TV - com a mesma opinião, sobre as qualidades técnicas de Neymar negando a ele o jogador que é. Claro que não viram o gol que Neymar. fez contra a Croácia, nesta Copa do Mundo. Claro que nunca acompanharam a trajetórria deste craque de futebol na sua carreira. Não se iludam, detratores de Neymar, outro crague de futebol brasileiro poderá levar 100 anos para ser descoberto e até lá...

Big House disse...

Neymar só ganhou alguma coisa no Barcelona com ajuda de Messi, Suárez, Iniesta. Fora isso fracassou na seleção brasileira e no PSG que não sabe o que fazer com ele.Esta terminando a carreira, fisicsmt de jogar mais dois anos será muito.