sábado, 2 de julho de 2022

Vai uma Ferrari aí? Quem compra carro de luxo no Brasil

por O.V.Pochê 

Há tantos institutos fazendo pesquisas sobre qualquer assunto que resolvi mandar uma mensagem para um amigo que trabalha em uma dessas organizações sugerindo uma enquete. 

Seguinte: quem compra carro de luxo no Brasil?

A situação econômica está a perigo, a indústria andou para trás, não há grandes obras em andamento, mercado imobiliário ameaça reagir mas disparada dos juros atrapalha etc.

Um esboço inicial que poderia indicar algumas categorias de compradores que passam ao largo da crise e estão segurando o leite das crianças de donos e vendedores das agências de carros de luxo no Brasil.

* Juízes. A crise não chegou a esse time. nenhuma crise chega. Recebem altos salários e têm aumentos bem acima da inflação. São discretos. Data vênia.

* Militares que trabalham diretamente com Bolsonaro. Essa categoria recebeu boladas de até 300 mil reais e está muito bem empregada. Selva!

* Pastores. Esses estão sob as bençãos da prosperidade. A fonte de renda deles é fiel. Alguns que se infiltraram em ministérios do Bolsonaro  oram por suborno. Glória a Deus.

* Cantores sertanejos. Os circuitos de shows das prefeituras sustentam as contas bancárias dessa turma. Sem problemas. Adquirem carrões e aviões. Barrrbaridade, sô! 

* Milicianos. São discretos, usam "laranjas", mas operações policiais sempre recolhem carrões dos criminosos em garagens de mansões. É nóis!

* Traficantes. São compradores mais discretos ainda. Também usam " laranjal". Big Boss raramente é preso, mas quando a cana vai lá a ostentacão automobilistica aparece. Já os chefes do segundo escalão, que moram em favelas têm grana, mas não se arriscam muito a sair do morro, geralmente usam carrões roubados e circulam só nos territórios dominados.

* Operadores de pirâmide de bitcoin. Esses fazem a festa das revendedoras. Detonam as moedas digitais dos clientes enquanto a pirâmide sobe. Viva block chain!

* Astros e estrelas da TV. Há casos de compradores de BMW e Porsche na Record, Band e SBT, apesar da audiência claudicante dessas emissoras. Os elencos da Rede Globo tinham  grande concentração de carros de luxo. Um ator coadjuvante apaixonado por carros tinha coleção de importados. A Globo se reestruturou financeiramente, demitiu levas de medalhões e a ostentação diminuiu muito. 

* Políticos. Geralmente têm garagens  secretas. Alguns dos mais jovens não resistem aos carros de luxo. Os mais velhos preferem emendar com jatinhos próprios. 

* Mercado. Operadores e especuladores e grande investidores vivem dias felizes. Pequenos investidores nem tanto. A política monetária do governo Bolsonaro é testada nas salas dos bancos e corretoras. Quando mais desgraça mais faturam, dólar sobe, juro sobe, manipulação do mercado sobe.

* Agronegócio. Com o dólar alto e os subsídios federais, a elite do campo é assidua nas importadoras de carro de grife. Acelera!

* Sonegadores. São privilegiados. A legislação permite que não pagar impostos seja operação lucrativa. O sujeito sonega durante anos, aguarda uma anistia e se esta não vem descola um parcelamento em 50 anos. Enquanto isso compram Ferraris e Áudios. Grandes empresários adoram moleza. 

Nenhum comentário: