quarta-feira, 6 de julho de 2022

"A viagem de Batuta - Quando a falta vira saudade" - Sandra Teixeira e Tânia Botelho lançam livro no dia 9 de julho


Os ensinamentos adquiridos no convívio com um cãozinho de estimação e o luto pela sua partida inspiram livro infantil criado pela jornalista e psicanalista Sandra Teixeira em parceria com a ilustradora Tânia Botelho 

Nas palavras de Carlos Nejar,o  poeta e membro da Academia Brasileira de Letras que apresenta a obra, A viagem de Batuta: quando a falta vira saudade "é um livro mágico, simples e inventivo, belo e surpreendente, com uma inteligência de visão rara”.

O convívio com um animal de estimação pode ser enriquecedor (e revelador) sob muitos aspectos. A jornalista e psicanalista Sandra Teixeira e a ilustradora Tânia Botelho sabem bem disso. Essa relação, de tanta aprendizagem, é o mote do primeiro livro infantojuvenil criado por elas. A viagem de Batuta – Quando a falta vira saudade chega às livrarias pela recém-criada INM Editora, do Instituto Nebulosa Marginal, criado pelos psicanalistas Sérgio Gomes e Rosa Lúcia Paiva. 

 Batuta de fato existiu. E viveu ao longo de 15 anos. Após a perda do amigo, em 2006, Tânia Botelho começou a pintar uma série de telas nas quais o bichinho aparecia retratado. Não só ele como seus muitos amigos. Sandra Teixeira foi uma das primeiras pessoas a ver o resultado dessa imersão e, de cara, sugeriu que as ficariam muito bem num livro. Faltava o texto, è vero, o que não seria um problema para uma jornalista e poetisa sensível como ela. E lá foi Sandra colocar no papel o sentimento que a amiga externava na pintura. E, assim, o livro nasceu. 

Sobre as autoras: Sandra Teixeira é jornalista - trabalhou na Bloch/Manchete -  e psicanalista, membro desde 2003 do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), muito requisitada como comentarista e debatedora para participações em programas de rádio e TV. Estreou na literatura com “Poesia numa hora destas” (7 Letras, 1994) e assina artigos e ensaios para publicações variadas como “A desqualificação perversa dos indígenas brasileiros e a apropriação do território ancestral”, incluso no livro “Racismo, Capitalismo e subjetividades: leituras psicanalíticas e filosóficas” (Editora Eduff, 2018). “A viagem de Batuta – Quando a falta vira saudade” é seu primeiro livro infantil. 

Tânia Botelho trabalhou como atriz no teatro, TV e no cinema e, nos últimos 30 anos, dedica-se totalmente às artes visuais, já tendo realizado exposições no Brasil, Europa e nos EUA, onde vive. “A viagem de Batuta” é seu primeiro livro. 

Nenhum comentário: