sexta-feira, 22 de julho de 2022

Fotografia - O inesgotável baú cultural da Manchete

 

por José Esmeraldo Gonçalves 
A intensa cobertura fotográfica política, ambiental e esportiva da Manchete era uma característica da revista ao longo de 48 anos de existência. Junto com Manchete, a Fatos&Fotos, Amiga, Geográfica, Desfile, entre outras, registraram a Bossa Nova, o Cinema Novo, Copas do Mundo, as revoltas estudantis, a MPB, a Moda, a Jovem Guarda, o Rock Brasil, as crises, para citar apenas alguns segmentos. 

O fabuloso acervo da Bloch Editores está, como se sabe, desaparecido desde que foi leiloado pela justiça. Felizmente, livros e documentários têm resgatado centenas de imagens importantes para a memória jornalística do país e a Biblioteca Nacional digitalizou a coleção das revista. Na prática, fez um backup necessário de textos e fotos.

Os pesquisadores ainda recorrem a buscas em sebos e coleções particulares, contatam fotógrafos que trabalharam na Manchete e mantêm seus próprios acervos ou recorrem aos herdeiros daqueles que já se foram. E também buscam o conteúdo de reportagens e crônicas. Há no mercado vários livros que compilaram textos de Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campo, Rubem Braga, entre outros, publicados originalmente em Manchete.



"O Canto Livre de Nara Leão", do diretor Renato Terra, é um desses projetos que, além de todos os méritos, recupera referências fotográficas. É impressionante, aliás, como a série documental levantou tão ampla iconografia sobre Nara e sua época. Não apenas da Manchete, claro. Estão lá imagens de O Cruzeiro, do Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Última Hora, Correio da Manhã e de arquivos públicos e particulares de São Paulo e Rio de Janeiro, como se vê no recorte dos créditos, acima. 

Roberto Muggiati, ex-diretor da revista, costuma dizer que a Manchete deve ter seu DNA na Transilvânia: é uma revista que se recusa a morrer. Apesar de tudo, inclusive do sumiço do arquivo fotográfico, ainda não lhe cravaram uma estaca no coração. Virou fonte. E isso é bom. 

"O Canto Livre de Nara Leão" está disponível no canal de streaming GloboPlay.

2 comentários:

Hoffmann disse...

Falta no Brasil um museu da fotografia.

J.A.Barros disse...

No brasil falta tudo.