segunda-feira, 25 de julho de 2022

Antes de virar barata, Kafka foi foca • Por Roberto Muggiati

 

O jornal Bohemia com a matéria de Kafka no rodapé da primeira página.




O poeta d’Annunzio na “cabine” do aeroplano de Curtiss.

Um dos primeiros textos publicados por Franz Kafka foi uma reportagem sobre uma competição aeronáutica na Itália, em 1909, quando ele tinha 26 anos, Os aeroplanos de Brescia. Fiquei pasmo ao saber que, apenas três anos depois do primeiro voo do mais-pesado-que-o-ar (o 14 Bis de Santos Dumont, que se ferrem os Irmãos Wrong!), já se promoviam corridas de aviões de asas duplas ao longo de um espaço retangular delimitado por quatro postes cônicos (“pylons” em inglês), modalidade esportiva aérea resgatada com sucesso em 2003 pela bebida energética Red Bull.

De férias no norte da Itália com os irmãos Max e Otto Brod, Kafka compareceu a um show aéreo em Brescia e ficou impressionado com o efeito do espetáculo sobre uma massa de 50 mil espectadores. O texto de Kafka foi publicado em 29 de setembro de 1909 no jornal Bohemia (a propósito, o evento ocorreu no sábado 11 de setembro, algum presságio kafkiano da data sinistra das Torres Gêmeas?)

Confiram um trecho do texto de Kafka, a primeira descrição de aeroplanos na literatura germânica:

“A torre do semáforo indica prontamente que o vento se tornou mais favorável e que Curtiss voará para o grande prêmio de Brescia. Estará começando? Mal concordamos que sim e o motor de Curtiss já está roncando, quase não se pode vê-lo, e já voa ele para longe de nós, voa sobre a planície que aumenta à sua frente, em direção ao bosque à distância, que agora parece se erguer pela primeira vez. É longo o seu voo sobre o bosque, ele desaparece, e o que fitamos então é o bosque, e não ele. Por trás de algumas casas, sabe Deus aonde, lá vem ele na mesma altitude de antes, e corre em nossa direção: quando sobe, veem-se as superfícies inferiores do biplano inclinando-se na escuridão; quando mergulha, as superfícies superiores rebrilham ao sol. Ele vem para a torre do semáforo e faz a volta, indiferente ao alarido com que é saudado, e retorna diretamente para o lugar de onde veio, e logo se torna pequeno e solitário.”

Kafka e os irmãos Brod encontraram-se em Brescia com o piloto francês Louis Blériot, famoso pela travessia do Canal da Mancha. Outra celebridade presente foi o poeta italiano Gabrielle D’Annunzio, que se aventurou a dar uma voltinha na “máquina”  do piloto americano Glenn Hammond Curtiss.



A primeira corrida aérea, em 1910. Foto Smithsonian Museum

As corridas aéreas inspiraram também um romance menos conhecido de William Faulkner, Pylon (1935) – não encontrei registro de tradução no Brasil – que repercutiu ao ser transformado em filme por Douglas Sirk em 1957, The Tarnished Angels/Almas Maculadas(com Rock Hudson, Robert Stack e Dorothy Malone). Faulkner o considerava a melhor adaptação cinematográfica de uma obra sua.


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