quarta-feira, 13 de julho de 2022

Não brinquem com o Vesúvio

 

Reprodução - extra.globo.com

Silva Jardim não teve a mesma sorte. Por Roberto Muggiati

Silva Jardim
O republicano e abolicionista brasileiro Antônio da Silva Jardim, aos 30 anos de idade, visitou Pompeia, na Itália e, curioso por conhecer o vulcão Vesúvio, mesmo tendo sido avisado de que ele poderia entrar em erupção a qualquer momento, em 1º de julho de 1891 foi tragado por uma fenda que se abriu na cratera da montanha - não se sabendo se foi um acidente ou um ato voluntário.
De acordo com reportagem do jornal "A Pátria Mineira", de 30 de julho de 1891, da cidade de São João del Rei, acessível por meio do sítio do Arquivo Público Mineiro, a morte de Silva Jardim teria sido um acidente, testemunhado por um guia e seu amigo Joaquim Carneiro de Mendonça. Segundo o relato, o jornalista teria sido engolido por uma fenda junto ao Vesúvio, do que se salvou, ferindo-se, Carneiro de Mendonça, que fora auxiliado pelo guia local. O jornal menciona a fonte das informações como a "Carta Parisiense", de Xavier de Carvalho, dirigida ao "Paiz".

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Acabei de ler um texto, no setor de esporte, do Google, em que o redator narra a vitória do Flamengo sobre o Atlético de Minas Gerais , elogiando muito o time rubro negro, mas sem citar uma única vez de quanto foi a vitória da Flamengo. Não vou repetir o erro do redator: vencemos por 2X0, com gols do uruguaio, Arrascaeta.
Agora, na notícia de que na Italia, uma família em visita ao Vesúvio, o vulcão que emoldura Nápoles, um dos seus membros, um rapaz de 23 anos, deixa cair, dentro do vulcão o seu celular e que ele se apressa em descer à cratera vulcânica, para recupera o celular e fica nisso, sem informar se o rapaz recuperou o telefonou ou mesmo se sobreviveu à sua arrecada façanha.
É esse o jornalismo moderno que vivemos nos dias de hoje.