terça-feira, 26 de julho de 2022

Nessa jogada nem o VAR acusa impedimento. Flamengo quer construir o Estádio Jair Messias Bolsonaro, o Bozolão

por Niko Bolontrin

Historicamente, clubes de futebol, entidades privadas, mamam no caixa público favorecidos pela demagogia política. 

O caso mais recente é o do Flamengo que tem se aproveitado de ligações com Bolsonaro para conseguir patrocínio de banco público e emplacar leis que o beneficiam. No passado, o Flamengo ganhou de Getúlio Vargas um grande imovel no Morro da Viúva, na Zona Sul do Rio. 

O clube da Gávea não está sozinho nesse tipo de armação. O Botafogo acaba de confirmar a longa concessão do Engenhão a preço módico. Lembrando que o clube agora é SAF e pertence a um americano. O mais grave é o proprietário do Botafogo exigir que a prefeitura do Rio autorize a destruição da pista de atletismo do estádio que sediou um Panamericano em 2007 e a Olimpíada 2016. O empresário acha que a pista de atletismo prejudica o torcedor por deixar muito longe o campo. O prefeito Eduardo Paes estaria propenso a se render à exigência do americano, esquecendo que o poder público gastou bilhões para construir o Engenhão e a pista de atletismo é essencial para o desenvolvimento do esporte olímpico no Brasil. A privatização do Maracanã, aliás, já acarretou a destruição de uma das melhores pistas de atletismo do Brasil. O estádio do Corinthians deixou dívida imensa com a Caixa com prazo para pagamento de quase 20 anos.

O Cruzeiro, agora propriedade de Ronaldo Fenômeno também está à caça de uma doação de terreno para construir seu estádio em Minhas Gerais. 

Também recentemente, o Vasco, em vias de ser vendido para uma empresa americana, ganhou um mimo do ex- prefeito Crivella: o terreno do seu CT na Zona Oeste do Rio. 

A jogada atual do Flamengo é ainda mais descarada. O clube mobiliza Bolsonaro e o próprio Eduardo Paes, certamente impulsionados por interesses eleitoreiros, para levar a Caixa Econômica a doar um valorizado terreno na região do Porto para o Flamengo construir seu estádio. Por enquanto, a Caixa resiste a presentear o clube da Gávea, mas as pressões são visíveis. Curiosamente, a mídia não crítica o possível Estádio Jair Messias Bolsonaro, o Bozolão, talvez porque apoie esse tipo de negociata quando envolve clubes de futebol. Aparentemente acha normal o poder público presentear cartolas e empresários, desde que seja em nome do futebol. Nesses casos, a bola é o álibi que nem o VAR da moralidade declara impedimento.

8 comentários:

Norões disse...

E vai conseguir. Bolsonaro mandou a Caixa apressar a transação

Kadu disse...

Tem que ser logo porque Bolsonaro quer voto dos flamengueiro

J.A.Barros disse...

Por que dar o nome desse Estádio - que o Flamengo pretende construir - a uma figura politica? O Flamengo é um time popular, tem uma das maiores torcidas de futebol neste país. Por que não homenagear um de seus grandes jogadores, como Zizinho, ou Perácio, ou até mesmo Zico, dando a esse Estádio, o seu nome? Fio, foi um nome que inspirou até Jorge Ben a compor uma música com o seu nome: " Fio Maravilha". O Dotô Rubem, ou Dida, enfim, nomes que deram ao Flamengo, campeonatos e glórias na arte de se jogar futebol. A bajulação não dará ao Flamengo a importância e o respeito que merece aos olhos de seus torcedores. O Estádio construído, permanecerá por centenas de anos e esse nome politico, não resistirá a um ano, dois anos?, enquanto que o nome de jogador resistirá por toda a eternidade. Até hoje, não nos lembramos do Estádio Mané Garrincha?

Rosane disse...

Sou Flamengo e tenho duas paizões, Bolsonaro e o meu clube querido. Espero que o Estádio Jair Bolsonaro seja inaugurado pelo o meu presidente amando.

Franco disse...

Já eu espero que essa babaquice não aconteça

Wedner disse...

Seria uma vergonha eterna para o Flamengo ter um estádio com o nome desse bosta.

John3838 disse...

Não acredito.A diretoria do Flamengo não deve ser idiota a esse ponto. A torcida deve reagir contra esse merda dando bonecão estádio no futuro

J.A.Barros disse...

Rosane me desculpe, mas nós, povo, não devemos amar um político, podemos admirá-lo, entender e seguir suas idéias e promessas - que nunca são cumpridas - de como governará o país. Amar é um sentimento muito sério, que exaure aquele que ama, que divina aquele que ama, que eterniza aquele que ama. Os políticos são passageiros. Eles surgem numa onda de exaltação política e somem, de repente, como se nunca tivessem estrelado nesse palco de ilusões, perfídias e malfeitos, que um dia a cortina se fecha e o espetáculo se acaba. Ame, aqueles que lhe são muito próximos, Ame a sua família, porque é ela a sua grande amiga, ame aquele que vai ser o seu esposo e pai de seus filhos e ao ter, um dia, o seu filho nos braços e o amamentando, sentirá então, o verdadeiro amor que a vida lhe presenteia: o amor de ser mãe