quarta-feira, 13 de abril de 2022

Putin não é pop! • Por Roberto Muggiati

Pussy nos presídios de Putin
O genocida russo não engole o rock. Em 2012 ele prendeu e torturou a banda feminina Pussy Riot por se manifestar contra sua candidatura. Seu ato de agressão causou uma comoção internacional, incluindo o protesto de organizações como a Anistia Internacional e de artistas como Madonna, Paul McCartney, U2, Adele e Yoko Ono. Agora, depois do protesto do Pink Floyd contra a brutal invasão e o massacre da população civil da Ucrânia, incluindo crianças e idosos, outros dois importantes nomes do pop britânico se fizeram ouvir contra o tirano russo.

Julian Lennon, 59 anos, declarou: “A Guerra na Ucrânia é uma tragédia inimaginável... Como ser humano e artista me senti compelido a reagir da maneira mais significativa que pudesse. Por isso, hoje, pela primeira vez na vida, interpretei publicamente a canção de meu pai “Imagine”. Por que só agora, depois de todos estes anos? Eu sempre disse que a única ocasião que me levaria a cantar “Imagine” seria o “Fim do mundo”… 

Aos 59 anos, Julian Lennon canta
pela primeira vez “Imagine”.
Mas também porque a letra reflete nosso desejo coletivo pela paz mundial. Porque dentro dessa canção somos transportados para um espaço em que o amor e a solidariedade se tornam a nossa realidade, ainda que por um breve momento no tempo. Por força desta violência assassina, milhões de famílias inocentes tiveram de deixar o conforto de seus lares e buscar asilo em terras estranhas. Estou conclamando os líderes internacionais e todos aqueles que acreditam no sentimento de “Imagine” para socorrerem os refugiados por toda parte! Por favor, se conscientizem e façam doações, do fundo do coração. #StandUpForUkraine.” 

Ouçam Julian Lennon, com Nuno Bettencorut ao violão, em “Imagine”:

https://www.youtube.com/watch?v=NicWjYMPDG0

Outro roqueiro sempre disposto a apoiar as causas Justas deste planeta cheio de injustiças é Sting. Ele fez mais pela causa do índio brasileiro do que muitos artistas do nosso próprio país. Graças a ele, a candidatura de Raoni ao Nobel da Paz continua de pé. Ele também veio a público demonstrar toda a sua indignação contra a covarde invasão da Ucrânia. Neste novo vídeo, ele explica suas razões, destacando os versos “Compartilhamos a mesma biologia/ Independentemente da ideologia/ E o que pode salvar a mim e a você/ É que os russos amam seus filhos também.”

Ouçam Sting, voz e violão, acompanhado de violoncelo, em “Russians”

https://www.youtube.com/watch?v=6w3037nq23o

Nenhum comentário: