quarta-feira, 20 de abril de 2022

Mídia: Donald Trump quer acabar com os debates presidenciais na próxima campanha eleitoral


O jornal The Atlantic levantou a bola: uma instituição eleitoral dos Estados Unidos, o debate presidencial, corre sério risco de acabar.  

A ultra direita pró-Donald Trump domina o Comitê Nacional Republicano que, na semana passada, votou para boicotar a Comissão de Debates Presidenciais em 2024. Essa ofensiva antidemocrática das facções de Trump era esperada. Em 2020, o então candidato não obedecia às regras acordadas para o primeiro, ignorava a cronometragem, gritava, xingava Joe Biden. No segundo debate, ausentou-se sob a alegação de estar com sintomas de Covid-19 e recusou a proposta de um debate virtual. Para o terceiro debate, os organizadores incluiram na mesa de som um botão "mute" para evitar que Trump ultrapassasse o tempo. Não é que os republicanos não gostem das regras dos debates, ele detestam debater simplesmente porque os conteúdos saem dos seus controles. Suas falsas versões para os fatos são expostas a uma grande audiência. A ultra direita fica mais confortável com a desenvoltura das fake news nas suas próprias redes sociais, com os robôs e o impulsionamento. Por isso, prefere que seu candidato não participe de debates na próxima campanha eleitoral.

O que isso tem a ver com o Brasil? Bolsonaro também tem aversão ao debate. Mostrou isso em 2018. É possível que o exemplo dos formuladores da campanha de Trump, de quem eles copiam a estratégia digital, leve Bolsonaro a desistir de vez do formato, sem sequer fingir que vai participar. Ele também se sente mais à vontade produzindo fake news em cascata. 

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Falta de cultura, falta de conhecimento, falta principalmente de espírito democrático, leva esses imbecís a ser contra o debate democrático exatamente por não serem democráticos. Ou não acham que Trump, se abrir uma brecha no sistema político norteamericano, não dá o " coup d'eta" ? Claro, porque essa é, sem dúvida, o poder permanente, a sua meta.