domingo, 10 de abril de 2022

A volta do Pink Floyd, 28 anos depois: pela Ucrânia • Por Roberto Muggiati



Foto: reprodução do clipe Hey, Hey, Rise Up

Exatos 28 anos e dez dias depois do lançamento do álbum Division Bell, o Pink Floyd está de volta, com a canção “Hey, Hey, Rise Up!”, lançada na última quinta-feira, 7 de abril, uma exaltação da resistência ucraniana contra a invasão russa. Participa virtualmente do vídeo, o músico Andriy Khlyvnyuk da banda Boombox, interpretando em sua língua natal “O viburno vermelho da campina”, uma canção de protesto ucraniana da Primeira Guerra Mundial. O título da composição do Pink Floyd foi tirado do último verso da canção e significa “Ei, ei, deem a volta por cima e rejubilem-se!” Ao guitarrista e vocalista David Gilmour e ao baterista Nick Mason juntaram-se os ex-integrantes do Pink Floyd Guy Pratt, no baixo, e Nitin Sawhney, aos teclados.

Gilmour, que tem uma nora e netos ucranianos, indignou-se com o ato de violência de Putin: “Como muitos em toda a humanidade, venho sentindo fúria e frustração diante dessa vilania de vermos um país democrático e independente invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo.” Gilmour não hesitou em dar a sua contribuição à causa ucraniana depois de saber que Andriy tinha largado tudo para seu unir à Defesa Territorial dos seus compatriotas e ao comover-se com o vídeo do Instagram em que o músico canta diante da catedral de cúpula dourada na praça principal de Kiev, no silêncio sepulcral das ruas esvaziadas pelo terror da guerra. Durante a composição da música, Gilmour telefonou para Khlyvnyuk, que estava hospitalizado recuperando-se de um ferimento por estilhaço de morteiro; tocou até para ele um trecho da canção e recebeu sua bênção.

“Nossa intenção é levantar fundos para levar ajuda humanitária e apoio moral à sofrida população da Ucrânia,” disse David Gilmour. A capa do single é um girassol, a flor nacional da Ucrânia, e faz alusão à história da mulher que foi vista ao redor do mundo nas redes sociais distribuindo sementes de girassol aos soldados russos e pedido que as carregassem em seus bolsos para, ao morrerem, ajudarem a germinar mais flores no castigado solo da Ucrânia.

Ouçam e vejam a nova canção do Pink Floyd AQUI

https://www.youtube.com/watch?v=saEpkcVi1d4

Nenhum comentário: