terça-feira, 19 de abril de 2022

Mídia: O cercadinho do Mourão é o palanque que a mídia monta para o general que quer ser senador

Bolsonaro tem o seu cercadinho de apoiadores, uma tosca mas eficiente modalidade de "pronunciamento" - agora de campanha eleitoral - que ele criou e a mídia adora repercutir. 

De tanto fazer bombar o curral bolsonarista, os principais jornais criaram o cercadinho do Mourão. Se Biden cochila no Salão Oval, os repórteres vão lá saber o que pensa Mourão da siesta presidencial; se um príncipe do Reino Unido "pegou" uma adolescente, é indispensável ouvir Mourão; se a megassena acumula, o que será que Mourão pensa disso; qual a opinião do Mourão sobre o mendigo que traçou a transeunte, o Luva de Pedreiro e o vereador bolsonarista que faz reality pornô? "Anitta mostrou a bunda no festival Coachella? Caraca, vai lá ouvir o Mourão!", comanda o editor ansioso.

O objetivo é caçar cliques no lodo digital. O excesso da prática de "ouvir o Mourão" sobre qualquer coisa - o cara é fácil, está sempre disponível, o que facilita a vida dos jornalistas - é um marketing gratuito que o general inativo fatura. Ontem Mourão debochou dos áudios encontrados pelo historiador Carlos Fico, da UFRJ, nos porões do STM (Superior Tribuinal Militar), e revelados pela jornalista Miriam Leitão na sua coluna no jornal O Globo. No material, há dramáticas constataçoes sobre os crimes e a crueldade dos torturadores das Forças Armadas brasileiras durante a ditadura. Todos ficaram impunes, vários deles são nomes de ruas, viadutos, pontes e até cidades. 

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô... Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, afirmou Mourão, rindo.


Em virtual campanha eleitoral,  Mourão pretende ser senador pelo Rio Grande do Sul. E o cercadinho do general Dureza - sem ofensa ao personagem do Recruta Zero - é onde ele prega para seus convertidos da ultra direita e para as milícias digitais. 

A mídia caça cliques e também votos para quem já homenageou torturadores. 


2 comentários:

Anônimo disse...

Tem razão. Ligo a TV e lá está o Mourão passando pano em algum assunto. É um saco.

Anônimo disse...

Como tem baixo nível nesse gorilas com poder