sexta-feira, 8 de abril de 2022

A pátria marginal

por Pedro Juan Bittencourt

Você, claro, já reparou. Além de economicamente subdesenvolvido (sim, o termo está de volta, o substituto, "país em desenvolvimento", não cola mais), bandidos atuando em todas as áreas tornaram o Brasil inviável e, enfim, "democrático": é inviável para todas as classes sociais. Veja, a seguir, uma simples lista que mostra entre pequenas e grandes coisas o que os brasileiros não podem usar ou desfrutar. 

* Pix é uma comodidade, mas muita gente evita instalar o meio de pagamento no celular.  Roubar o aparelho para desfalcar a conta é o crime em ascensão.

* Cidades brasileiras não podem ter estátuas ou placas de bronze. Bandidos roubam tudo e receptadores do metal atuam livremente.

* Se o seu condomínio comprar um recipente de lixo para não espalhar resíduos na rua, esqueça. Será imediatamente roubado.

* Você paga IPVA em dia, não tem multas e a polícia o para na blitz. É que seu carro foi clonado por bandidos.

* Você usava o aplicativo de patinete para lazer ou para se deslocar a trabalho. Perdeu. Ladrões inviabilizaram o sistema.

* Você é usuário do WhatsApp. Vive em paranóia.  Clonar contas para aplicar golpes é comum 

* Você é rico e acaba de comprar uma Ferrari. Em poucos dias vai descobrir que só é tranquilo passear no condomínio ou tem que sair com seguranças. Bandidos podem achar que o carro é difícil de vender, mas um sequestro é viável para eles.

* Por falar em carro, o Brasil é um dos poucos países onde o carro conversível não emplacou apesar de ter sol quase o ano inteiro. É facilitador pra bandido assaltar no sinal.

* O túnel ficou sem luz? Roubaram cabos elétricos; caiu a internet? Roubaram a fibra ótica.

* Você mora em área de milícia ou do tráfico. Tem que comprar gás, tv a cabo e internet com os "irmãos" do crime. Sem reclamar.

* Se você mora em uma cidade grande não estará longe de uma "rua do perdeu". São lugares onde você não passa sem ser assaltado.

* Empresas de entrega a domicílio pensam em usar drones. Vai demorar e não só por problemas tecnológicos. Executivos retardam projetos por temer a roubalheira.

* Você usa a praticidade do código de barras para pagar seu boleto. O código pode ser falso e sua grana vai parar em conta de bandido.

* Sua cidade tem muitas praças mas se você for lá vai parecer um pato no meio dos lobos. 

* Se chover demais sua conta de luz aumenta, se não chover, também. É que energia virou ativo do mercado financeiro. Nesse caso o bandido tem nome: é o governo que você elegeu.

* Você não ganha em dólar, mas paga gasolina e diesel na cotação da moeda do Tio Sam. O bandido é o governo que você elegeu.

* Você está desempregado é não pode perambular em busca de emprego porque acabou o dinheiro para passagem de ônibus. A solução é pegar qualquer bico perto de casa. E aí os economistas e jornalistas de economia o chamam de "desalentado".

* Você é prefeito de uma cidadezinha e não recebe verba federal para educação. Dançou. Você não topou pagar propina pro pastor corrupto.

Há muitos exemplos e só uma certeza: os brasileiros estão impedidos de entrar no século 21.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

No governo passado, o contrato com a Bolívia de fornecimento de gás, foi assinado em dólares. Por que? Hoje, candidatos à presidência propõe que os contratos de petróleo sejam feitos em reais. Por que? Quem vai aceitar vender petróleo a este país com a moeda Real? Por que? É difícil entender essa política de combustível neste brasil. Qual a produção de óleo, nas plataformas oceânicas ? O povo sabe? Claro que não. Por que este país ainda compra gasolina de produtores de outros países. Porque o maior negócio da Petrobras, é vender gasolina é onde tem o maior faturamento com um custo baixíssimo e com esse lucro fantástico, pode pagar os maiores e melhores salários deste país.Pode pagar adicional de risco de vida a todos seus empregados, pode pagar 15 salários por ano a todos os seus empregados e acima de tudo a todos os seus DIRETORES, sim aqueles que recebiam ricas propinas para fechar contratos com Empresas e Partidos políticos, recebiam e distribuíam ricas propinas à políticos e Partidos

J.A.Barros disse...

Ah!, esqueci o adicional de trabalhar todos os dias, nas sedes da Petrobras. Interessante este adicional. No contrato de trabalho com uma empresa está explicito a obrigação do contratado a comparecer todos os dias úteis ao local do emprego. Na Petrobras por não confiar, naturalmente, neste ítem no contrato de trabalho, cria o adicional que obriga que o empregado compareça ao seu local de trabalho, todos os dias; É redundâncias contratual ou um " jeitinho ", de pagar mais aos seus empregados. Veja bem, esse adicional é extensivo a todos os seus "DIRETORES". Há muitos anos a " esquerda " brasileira, criou o axioma: " A Petrobras é do povo brasileiro". Na verdade, a Petrobras nunca foi do povo brasileiro, sempre foi dos seus DIRETORES. E até hoje ainda é dos seus DIRETORES. São eles que aprovam ou não quem vai ser o seu Presidente. Tivemos nesses últimos dias, a prova de que são eles que mandam e desmandam na Petrobras. Eles não queriam o Adriano Pires para seu Presidente , como também não aprovaram a indicação do Landim, para presidir o Conselho de Administração da Empresa .