terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Presidente tuiteiro ou Pinóquio digital?

Donald Trump espalha fake news no twitter. Reprodução 

por Flávio Sépia 

Não há motivo para presidentes ou outras autoridades abrirem mão da comunicação direta que as redes sociais proporcionam.

O problema não é tuitar, o problema é gerar fake news na maior, como parte do jogo sujo da comunicação em nome de objetivos politiqueiros.

Donald Trump, que está sendo imitado integralmente por similares, inaugurou o uso do twitter como "diário oficial".

É dele também o título de primeiro presidente americano a espalhar mentiras com a maior naturalidade digital.

A última fake news presidencial foi afirmar que Barack Obama construiu um muro de três metros de altura para proteger sua casa. No penúltimo dia de 2018, Trump inventou a "notícia" para justificar a construção do seu muro na fronteira com o México.

O jornal Washington Post foi checar e verificou que não há muro nenhum na frente da casa dos Obama. Segundo os vizinhos da família, a residência tem um cerca -, como várias outras da vizinhança em uma tranquila rua da capital dos Estados Unidos -, construída antes da chegada do ex-presidente. A única estrutura adicionada é a de uma guarita construída pelo Serviço Secreto que tem a obrigação legal de proteger ex-presidentes. Ainda segundo vizinhos, a casa não tem muro de três metros na frente nem nos fundos e perfeitamente visível da rua.

Nenhum comentário: