quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Deu na Folha de São Paulo: Globo Livros compra direitos de obra sobre escândalo no futebol, mas 'esquece' de lançar o livro





Reprodução
Folha de São Paulo
A Folha de São Paulo publica hoje uma matéria sobre o livro “Red Card: How the U.S. Blew the Whistle on the World’s Biggest Sports Scandal” – “Cartão Vermelho: Como os EUA revelaram o maior escândalo esportivo mundial”).

Segundo o autor, o jornalista Kim Bensinger, a Globo Livros adquiriu, os direitos para publicação no Brasil mas não lançou o livro. A reportagem da Folha informa que a Rede Globo, que há décadas é dona dos direitos de TV nos torneios da Fifa, é citada quatro vezes. A Folha registra que procurou a Globo Livros para comentar a matéria, mas a editora não se manifestou.

Livros sobre grandes escândalos do futebol não parecem dar muita sorte no Brasil. Em 1998, a Editora Record lançou "Como Eles Roubaram o Jogo", de David Yallop. Boa parte do que foi objeto da investigação aberta nos Estados Unidos já estava em campo. O brasileiro João Havelange, ex- presidente da Fifa, era apontado como um centro-avante responsável por polêmicas jogadas, bem antes das recentes investigações das autoridades suíças e do FBI.

Yallop mostrou como os interesses financeiros da Fifa se confundiram, várias vezes, com placares suspeitos ou, no mínimo, duvidosos em campo.

Coincidência ou não, com Havelange e outros citados ainda poderosos na época, o livro de David Yallop passou quase despercebido na mídia brasileira e não sensibilizou debates nas mesas-redondas esportivas. Mas estava quase tudo lá: ISL, Traffic, contratos suspeitos com patrocinadores, como pressões políticas e corporativas contaminaram torneios e um forte relato das circunstâncias da inacreditável escalação de Ronaldo Fenômeno para o jogo contra a França na final da Copa de 1998, com o jogador brasileiro tendo saído do hospital apenas 75 minutos antes de jogo.

São discutíveis algumas opiniões de Yallop, mas não há qualquer dúvida que ele foi o primeiro a abrir os subterrâneos de Fifa e suas ramificações no futebol brasileiro e mundial.

A quem interessar:

* "Red Card: How the U.S Blew the World's Biggest Sports Scandal" está à venda na Amazon, edição em inglês. Segundo a Folha, circula em Portugal uma versão em português..

* "Como Eles Roubaram o Jogo", edição em português, pode ser encontrado na internet em sites especializados como o Estante Virtual.

Um comentário:

Wagner disse...

Não fiquei surpreso ao ver que as denuncias e investigacões da Suíça e Estados Unidos não tenham interessado ao MP do Brasil. Ficou tudo paradinha apesar das revelações. Sobrou só pro Marin, velho corrupto mas que não agiu sozinho