sábado, 12 de janeiro de 2019

Memórias da redação: há 50 anos, em janeiro de 1969, Chico Buarque e Marieta Severo partiram para o exílio. Três meses depois, Fatos & Fotos documentou com exclusividade a rotina em Roma e o nascimento da primeira filha do casal. Os autores da matéria? O próprio Chico e o fotógrafo Alécio de Andrade





O Brasil estava sob o impacto do AI-5 decretado em dezembro de 1968. Para muitos brasileiros oficialmente considerados "inimigos", a barra pesou.

Em janeiro de 1969, Gilberto Gil e Caetano Veloso estavam presos na Bahia. Chico Buarque participava de uma feira musical em Cannes, iria para Roma e voltaria para o Brasil.

Voltaria.

O compositor - que viajava com Marieta Severo, grávida - recebeu um alerta para não retornar ao Rio de Janeiro, onde os órgãos de segurança da ditadura o esperavam para levá-lo direto para a prisão.

Chico e Marieta optaram pelo exílio na Itália.

Os arquivos da Fatos & Fotos guardam inúmeras reportagens exclusivas sobre a temporada forçada de Gil e Caetano em Londres e de Chico na Itália. Essa matéria que mostramos aqui é especial: o autor do texto é ninguém menos do que o próprio Chico; as fotos são de Alécio de Andrade, um dos fotógrafos brasileiros mais celebrados internacionalmente. Alécio, que trabalhava na sucursal da Bloch Editores, em Paris, viajou para  Roma em abril daquele ano e formou com Chico uma dupla de luxo para fazer a matéria de capa da Fatos & Fotos que registrava a rotina do compositor na cidade e o nascimento da sua filha Sílvia.


Nenhum comentário: