Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Memória da propaganda: em 1960, João Doria Junior era "modelo" em anúncio na Manchete
O anúncio acima foi publicado na Manchete em 1960, edição especial retrospectiva de 1959. Nele, a Doria Associados, agência do então deputado e empresário baiano João de A. Costa Doria, saudava o maior acontecimento do ano anterior: a inauguração de Brasília.
Doria pai homenageou Doria Junior, o menino da foto, atual governador de São Paulo. "Dois amigos de infância", diz o título, referindo-se a Brasília e ao filho nascido em 1957. A mensagem do Doria pai tem trechos que o neoliberal e conservador Doria Junior poderia reler: "um Brasil de igual oportunidade para todos, com a subnutrição e o sub-desenvolvimento relegados ao passado. Brasil onde o pão e o leite, o abrigo e a escola, a saúde e o bem-estar, o trabalho e o recreio, a terra e o berço, o Direito e a Justiça sejam patrimônio de todos e não privilégio de alguns".
Papai falou, Doria.
Pouco mais de quatro anos após a mensagem otimista, o deputado João de A. Costa Doria, que fazia parte da bancada parlamentar que apoiou João Goulart, foi cassado pela ditadura militar e partiu para o exílio em Paris.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quem diria que se tornaria um adulto que é simbolo do atraso. O papai ficaria triste.
Postar um comentário