terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Dúvida no meio jornalístico: o Brasil terá a CNN Brasil ou a CNN do B?

Um grupo de empresários brasileiros obtém licenciamento para usar no Brasil a marca CNN. O canal deverá operar a partir do segundo semestre desse ano, com sede em São Paulo, equipes em Brasília e no Rio de Janeiro, além de correspondentes do exterior, segundo comunicado que circula na web assinado pela assessoria Spokesman Comunicação.

Não é possível ainda assegurar a linha editorial e a independência da futura CNN Brasil, que terá um canal por assinatura 24 horas no ar e estará na rede digital. Só o conteúdo no ar definirá a qualidade dos dois quesitos. Os empresários acenam com a contratação de 400 jornalistas.

Os perfis de um dos sócios e do jornalista que assumirá a presidência do canal enviam sinais ao mercado de comunicação. O responsável por trazer o canal de noticias para o Brasil é Rubens Menin, da construtora MRV,  que em recentes declarações ao Correio Braziliense assinalou que os empresários estão "eufóricos com o futuro do Brasil". Em 2013, a MRV já foi incluindo na lista de trabalho escravo do Ministério do Trabalho. Em entrevista ao Brasil 247, Menin atribuiu o fato a "perseguição" e classificou esse tipo de ação ao "risco Brasil". Nas eleições de 2018, ele figurou em segundo lugar no ranking de empresários que fizeram doações,  pingando mais de 2 milhões de reais no caixa dos partidos, segundo dados do TSE.

O presidente da CNN Brasil será Douglas Tavolaro, com um histórico de 13 anos no jornalismo da Rede Record. Tavolaro é o biógráfo do notório "Bispo" Macedo.

Sites especializados sugerem possível ligação do projeto com apoiadores do governo Bolsonaro

A CNN International e CNN em Espanhol, que são de responsabilidade da matriz, continuam a ser retransmitidas no Brasil, sem vínculos com a CNN Brasil. 

2 comentários:

Wedner disse...

Também dizem que e pra concorrer com a Globonews com visão mais governista. Mas como? A Globonews e governista sempre.

Flávio S. disse...

Importante é saber se será ética e respeitará a informação e a liberdade de expressão. Há indícios de tendências políticas-eleitorais no processo de criação da CNNBrasil. Vamos esperar que seja jornalismo e não veículo para sustentação de políticos.
A CNN costuma ter regras jornalísticas sérias. Esperemos que tenha condicionado a cessão do seu nome a essa PREOCUPAÇÃO.