domingo, 27 de janeiro de 2019

A caça a Neymar...

Reprodução L'Equipe 
por Niko Bolontrin 

A habilidade de Neymar parece incomodar parte da mídia esportiva europeia.

A mesma crítica às vezes ecoa em mesas-redondas da TV brasileira.

O jogador já sofreu graves contusões, como a gravíssima joelhada na coluna que o tirou da Copa de 2014, a fratura no pé direito que comprometeu seu rendimento na Copa de 2018, faltas violentas por trás e o pisão no tornozelo em jogos do mesmo mundial. Quase sempre, ele não é considerado vítima, mas culpado por um suposto cai-cai e acusado de "prender demais a bola".

Na última quarta-feira, no jogo do PSG contra o Strasbourg, Neymar foi caçado em campo e sofreu mais uma contusão, no mesmo pé direito fraturado há um ano. Os médicos vão aguardar alguns dias antes de avaliar a gravidade e se será necessária nova cirurgia. Se for esse o caso, Neymar deverá ficar afastado dos gramados por três meses. O jornalista Leo Escudeiro postou no twitter cenas que mostram Neymar levando três chutes em um mesmo lance. O brasileiro se irrita e logo depois dá sua resposta ao agressor: uma carretilha genial que deixa o adversário pereba humilhado no chão.

A técnica e a criatividade de Neymar encantam estádios, mas diante da omissão dos árbitros têm lhe custado caro. Não há dúvida de que as críticas ao alegado cai-cai são um incentivo aos adversários que batem contando com a complacência provocada pela difusão do "Neymar está fingindo".

Se for operado, o brasileiro não participará dos próximos jogos da Liga dos Campeões e poderá ficar de fora da Copa América ou, no mínimo, entrar em campo fora das suas condições ideais. 

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O jeito de Neymar jogar é esse, driblando em alta velocidade o seu marcador e nesse lance qualquer toque no seu corpo tende a desequilibrado e naturalmente ele cai. A tendência dos observadores – de times adversários – é desvalorizar o craque para justificar as suas derrotas. Mas, essa será a eterna luta dos craques contra os medíocres jogadores de futebol, que por fraqueza e falta de técnica suficiente recorrem às jogadas violentas para parar o craque. Aconteceu com Pelé e outros craques de futebol que serão sempre vitimizados pelos seus marcadores. Pelé, hoje perdeu um rim. Teria sido pelas pancadas que já levou? Na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, essas agressões físicas ao craque de futebol foram filmadas no jogo do Brasil contra Portugal. Em um determinado momento do jogo Pelé foi caçado pelos jogadores portugueses que nitidamente o agrediram a ponta–pés no corpo nas canelas enfim, muito machucado Pelé foi retirado de campo apoiado nos braços de técnicos e massagistas da Seleção. Se não me engano o Brasil perdeu aquele jogo.

Norões disse...

O cara dá vários chutes no Neymar antes do juiz incompetente parar o jogo.