quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Vem aí a reforma trabalhista robótica. Até 2030, robôs vão tomar até 800 milhões de empregos no mundo

A consultoria McKinsey Global Institute publica um relatório com uma conclusão nem um pouco animadora: até 2030, de 400 a 800 milhões de pessoas em todo o mundo perderão seus empregos para robôs.
Os países desenvolvidos sofrerão o impacto maior. Por causa dos baixos salários, nações em  desenvolvimento vão demorar um pouco mais a trocar grande parte da mão-de-obra por máquinas ou androides inteligentes, mas serão afetadas mesmo assim. Operadores de máquinas e balconistas estão entre as categorias mais prejudicadas. Funções que exigem muita especialização, interação social e emocional vão resistir mais à automatização.
No cinema e nas histórias em quadrinhos, os robôs são quase sempre personagens gente boa. Essa imagem simpática vai mudar no momento em que você sair para tomar um cafezinho e ao voltar encontra um robô no seu lugar.

4 comentários:

Corrêa disse...

Por isso alguns países estudam criar um salário para todas as pessoas desempregadas. Se´ra inevitável ou vamoss todos assaltar nas ruas

J.A.Barros disse...

Mas, com a implantação da informática nas empresas tanto nos setores administrativos como em setores de formação especial, como na imprensa, o choque foi bem forte. Primeiro, nos setores técnicos das revistas na sua diagramação e na montagem das páginas para serem encaminhadas à Gráfica. Depois com o advento da foto digitalizada foi o fim dos laboratórios de revelação das fotos e seus operadores que exigiam até conhecimento químicos dos agentes reveladores das fotos tanto no P&B como nas coloridas. Aí a devastação foi implacável, não sobrou pedra sobre pedra. Com a informática em pleno vapor, os empresários tentaram acabar até com a revisão dos textos e por consequência os seus revisores. Esses revisores, muitos eram professores de português, que no horário noturno emprestavam os seus conhecimentos na correção dos textos dos repórteres.Tentaram, mas não deu certo, a máquina nesse setor não conseguia substituir a presença do ser humano no seu trabalho. Agora com a robotização até na medicina, a presença de muitos profissionais tende a ser eliminada. Como exemplo a cirurgia de próstata já é realizada por um robô que dispensa, com um furo no abdome, e um medico, no caso, dispensa pelo menos o instrumentalista que fornece as ferramentas solicitadas pelo cirurgião no processo operatório. Aviões já são pilotados por máquinas dirigidas do solo por técnicos aviadores, O drone, é uma realidade letal. Operados por terra por técnicos aviadores espalham o terror e a morte nos campos inimigos. E já existem caminhões rodando em estradas sem motoristas. O que falta mais vermos e sentirmos na carne são as máquinas no poder dirigindo as sociedades dos países que ainda sobrarem.

J.A.Barros disse...

Nas montagens de carros e caminhões a robotização já substituiu o trabalho do homem em muitos setores das montadoras.

Hoffmann disse...

Dá pra antecipar? Um robô no lugar do Temer seria honesto e mais ético