sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Passaralhos e perus natalinos...

* Tão pontual quanto as aves migratórias, a Abril promove sua tradicional revoada de passaralhos do Natal. Já estão sendo demitidas entre 110 e 170 pessoas das áreas jornalística e administrativa. A informação está no Valor Econômico de hoje. A matéria questiona o atual presidente da Abril, Arnaldo Tybiriçá, sobre um suposto pedido de "recuperação judicial" no horizonte da editora. Ele nega. "Recuperação judicial", aliás, parece expressão típica da New-speak do Big Brother de 1984. É pura Novilíngua e um dos eufemismos notáveis de nossa época, capaz de "gourmetizar" o que antigamente era "bancarrota", ou simples "falência".
Novilíngua ou novafala é um idioma fictício criado pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passa a não existir. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir.

* Um colaborador do blog lembra que o Brasil está hoje às voltas com perus natalinos. Temos um governante portando uma sonda no pingolim  presidencial e, em Goiás, um polêmica em torno de bonecas distribuídas por uma organização que todo ano presenteia crianças carentes. Acontece que a boneca e o boneco têm discretas indicações dos respectivos órgãos sexuais. Isso irritou os moralistas patológicos que só pensam naquilo. Um sinal do quanto o Brasil está doente: bonecas do mesmo tipo foram distribuídas no ano passado e não causaram histeria.

ATUALIZAÇÃO EM 18/12/2017 - Além das demissões em massa, a Abril ameaça parcelar as verbas indenizatória em até 10 vezes. É uma espécie de "carnê do baú" da esperteza e um total desrespeito aos funcionários que, além de perderem os empregos, terão que indiretamente financiar o caixa da empresa por quase um ano.   

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Quem está promovendo um enorme "passaralho " este ano é a TV Globo. "Passaralho "este dirigido pela futura editora do jornal O Globo: Ruth de Aquino, o gênio que descobriu o jornal : O Dia ".