quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Com o Brexit, Grã-Bretanha apaga a União Europeia dos passaportes. E o documento brasileiro continua incluindo a caricatura de "comunidade" Mercosul na capa. É mico!


por Jean-Paul Lagarride

A Grã-Bretanha se prepara para mudar o passaporte. Como uma das numerosas mudanças provocadas pelo Brexit, o documento de capa vermelha com a referência à União Europeia será aposentado e voltará o antigo, em azul.

No passaporte brasileiro, Mercosul é tosca caricatura da União Europeia. 
O Brasil deveria se inspirar no exemplo e eliminar a referência ao fracassado Mercosul nos passaportes nacionais. É um mico internacional. Primeiro, o Mercosul é um tratado comercial e não uma comunidade de nações. E nem como união aduaneira funciona plenamente. Além de incluir o nome da falsa "comunidade", o Brasil eliminou o brasão da República e botou na capa do passaporte as cinco estrelas que simbolizam os países da união aduaneira Mercosul. Algum burocrata viajou com dinheiro público à Europa e se encantou com a ideia de imitar o documento europeu, provavelmente ignorando que quando era apenas um tratado econômico a União Europeia não alterou a designação de origem nas capas dos passaportes.
O passaporte dos "hermanos" também
paga o mico do Mercosul

O Mercosul foi gestado durante o desastrado governo de José Sarney e oficializado no igualmente esculhambado governo Collor. O que explica o monstrengo. Nunca decolou de fato, serve para governantes posarem para fotos de "estadistas" quando se reúnem ao som de La Cucaracha. Ou pra igualar seus portadores como potenciais usuários da revista íntima em aeroportos.

Praticamente nada aconteceu nas trocas comerciais entre o Brasil e alguns países da América do Sul que não tivesse acontecido se o Mercosul não existisse. E ainda criaram o Parlatino (cujo nome incorpora ingenuamente a expressão racista aplicada aos sul-americanos), que não funciona e é apenas uma caricatura do Parlamento Europeu.

Hoje, o Mercosul é uma pesada âncora que impede o Brasil de assinar acordos comerciais bilaterais com a União Europeia. Pelo tratado, ou todos assinam ou ninguém. Ou seja, é o abraço dos afogados ou dos borrachos. 

O nome Mercosul deveria constar apenas dos passaportes do políticos e autoridades. Estes sim indicados para a fila do scanner que flagra dólares escondidos nas cuecas públicas.

3 comentários:

Fernandes disse...

Meia dúzia de empresas se deram bem, exportadores de carros por exemplo, não houve beneficio, palhaçada. Algumas industria aqui do Sul, como de calçados e vinhos foram até prejudicadas.

Corrêa disse...

Com passaporte do Mercosul, Bolívia, Paraguai tudo misturado, a policia acha logo que tem droga entocada

Unknown disse...

Super interessante! Eu li o seu artigo e também hoje eu vi que a HBO vai fazer um artigo sobre o Brexit. Já viu? É um dos melhores filmes sobre o Brexit, tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Eu vi que vai ser estreia o filme Brexit no proximo mês. Parece muito bom! Pelo que vi no trailer cuida todos os detalhes e como resultado é um grande filme. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia com um bom elenco.