quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A revista Rolling Stone entrega os pontos e é vendida para a Variety

Bob Dylan foi entrevistado para a edição
comemorativa dos 50 anos. . 
Fundada em 1967, a revista Rolling Stone muda de mãos aos 50 anos. Jann Wenner, um dos fundadores, acaba de vender a maioria da ações ao grupo Penske, que edita a Variety.

A família Wenner permanece cuidando do operacional da revista e investe no on line, para onde os seus leitores migraram já há alguns anos. A Rolling Stone nasceu como publicação musical, mas absorveu ao longo do tempo pautas políticas, e comportamentais que impulsionaram a cultura pop.

Além da crise do mercado das publicações impressas, a RS foi abalada, em 2014, ao publicar uma reportagem sobre um caso de estupro em uma universidade. A história se revelou falsa, custou à publicação uma indenização milionária e entrou para os manuais de como não se deve fazer jornalismo investigativo. A suposta vítima, que era identificada apenas por um pseudônimo, mentiu,  a revista não checou a história com outras fontes e sustentou a reportagem apenas no testemunho fantasioso. Transparente na repercussão do episódio, a RS assumiu o erro, mas não evitou alguns danos à imagem quase na reta final de 50 anos como bíblia da contracultura.

Não deixa de ser irônico ver o DNA rebelde Rolling Stone cruzar com a Variety, uma típica célula do entretenimento hollywoodiano. Vale observar de quem será o gene dominante.


Nenhum comentário: