Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
domingo, 19 de novembro de 2017
Já viu uma foto irônica?
por Jean-Paul Lagarride
Essa foto é ótima. Aos 93 anos, o ditador Mugabe, do Zimbábue, estava no poder desde 1980. Na semana passada, militares ocuparam com tanques ruas e avenidas e tomaram o país. Mas houve por parte das forças armadas uma certo e inusitado pudor em assumir o golpe. Mugabe foi inicialmente isolado em casa em meio a "negociações", até que lhe deram 24 horas para renunciar ou enfrentar um impeachment.
The Sun publicou a foto acima acompanhada de um título que é um primor de ironia: "Robert Mugabe concordou em desistir depois de 37 anos como presidente do Zimbábue..."
Concordou? E o cara tinha outra saída numa sala cheia de milicos? Deve ser humor inglês.
O texto ainda registra que Mugabe parecia meio atordoado. Parecia? Acorda, estagiário!
Dizem que um dos argumentos finais do exército era deixar que manifestantes entrassem na luxuosa mansão do ditador, caso ele não concordasse em pular fora. Mugabe deve ter se lembrado do fim de Kadhafi.
Mugabe era um ditador cruel, mas não sei se o Zimbabue vai melhorar. O seu substituto atende pelo apelido de The Crocodile. E não é por usar sapatos de fino couro da espécie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A África é um continente dividido por inúmeras tribos que se consolidaram em Estados. Estados que trazem em si a cultura de cada um como tribos ainda. E é dentro desse cenário de tribos convertidas em estados que se chocam a natureza tribal de cada uma. E é essa natureza tribal que misturando o status do mundo moderno tenta governar cada um o seu país misturando leis constitucionais com leis das antigas tribos e o choque logo se faz sentir com a permanência por anos do presidente então eleito, transformado em ditador diante das circunstâncias que se evidenciam e se transformam. Muitos anos ainda se passarão até a África esquecer as suas origens de organização tribal para um mundo moderno e civilizado.
O sr. esquece o colonialismo. Zimbabue é a antiga Rodésia, cruelmente dominada por ingleses. Belgas, holandeses, alemães, portugueses e franceses também mataram e exterminaram tribos, destruiram suas culturas, escravizaram além de roubar recursos minerais durante séculos. Esses são os fabricantes do extermínio que faz a África uma tragédia até hoje. E dizem que são civilizados, que ironia!. E o senhor culpa as tribos, exatamente as vítimas desse holocausto.
O Oriente Médio é outra vítima dos ingleses que fabricaram países e reinos artificiais, sem respeitar povos e tribos milenares, isso explica a crise cronica, o terrorismo de sempre e de hoje.
A Africa foi criminosamente explorada e até hoje tem petroleo, flora e fauna roubadas ór corrupção dos governo fantoches
Postar um comentário