domingo, 5 de março de 2017

Avião da seleção brasileira adota o slogan #VoaCanarinho. Hummm, esse termo não deu muita sorte na Copa de 1982. Foi a da "tragédia do Sarriá", lembra?

O jato #VoaCanarinho. Foto Divulgação
por O.V.Pochê

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes acaba de apresentar em Congonhas o avião oficial da seleção brasileira de futebol. Nas cores tradicionais, o jato leva o símbolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até aí tudo beleza.

Acontece que quem deu o nome ao projeto - #VoaCanarinho - e mandou pintar um canário na fuselagem esqueceu que o termo não deu muita sorte à seleção. Explica-se: em 1982, o jogador Júnior, do Flamengo, compôs a música "Voa, Canarinho, voa", em homenagem à equipe que ia disputar a Copa do Mundo na Espanha. A música fez sucesso. Mas não deu sorte. A seleção, embora elogiada pelo futebol de grande técnica, não resistiu aos três balaços do atacante Paolo Rossi, da Itália, perdeu de 3 X 2 e não passou das quartas-de-final. O desastre em campo ficou conhecido como a "tragédia do Sarriá", nome do estádio fatídico, em Barcelona

E a letra de Júnior, que cantava Voa, canarinho, voa Mostra pra esse povo que és um rei/Voa, canarinho, voa/Mostra na Espanha o que eu já sei, ganhou fama de pé-frio.

Se o #VoaCanarinho vai se redimir, logo saberemos: a seleção embarca no Boeing 737-800 da Gol rumo a Montevidéu onde disputará no dia 20 de março, contra o Uruguai, mais uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, no ano que vem.

Em tempo: desejo toda a sorte do mundo ao time de Tite.

5 comentários:

J.A.Barros disse...

Com música do lateral direito do Flamengo. "Voa canarinho, voa "

J.A.Barros disse...

Jogar contra o Uruguai nunca foi uma boa ainda mais no campo deles. Eles são por demais desleais e vão bater muito no Neymar. Não tem esse negócio de garra, não. É maldade mesmo acrescida da vitória da seleção Uruguaia de 2x1 sobre a nossa Seleção, em 1950, eles se acham superiores a nós.

J.A.Barros disse...

Essa história de fazer festa e cantar vitória antes de acabar já nos demos muito mal. Só se canta vitória do time quando o Juiz apitar acabando com a partida. Espero que hoje o tão encantado e decantado, Tite, como o melhor técnico brasileiro dê certo e ganhe a taça para o Brasil.

Lourival de Caxias disse...

Falta aos marqueteiros sem memória ressuscitar o Pacheco, um boneco infeliz que botaram como símbolo do torcedor e deu merda também. Pô, cria uma coisa nova! A seleção já tem uma sede que se chama Granja (coisa de galinha) e bota um canário manso como símbolo? Bota um onça brasileira, um jaguatirica, porra

J.A.Barros disse...

O Uruguai sofre de complexo de inferioridade em relação ao Brasil. Ele não se esquece que esse país, hoje, foi uma província do Brasil: a província Cisplatina, falando língua espanhola. Mas pertenceu ao Brasil, quer eles queiram ou não.